Coração de Sião

Coração de Sião - Abril de 2014

| Imprimir | PDF 

MOSTRA-ME O TEU DEUS 

Estamos num tempo especial, de conversão, de revisão de vida, de atitudes... Estamos na quaresma, neste quarto mês de 2014, período de preparação para a Páscoa, momento mais forte e decisivo de nossa fé.

O bispo São Teófilo de Antioquia nos orienta: “Se me disserem: ‘Mostra-me o teu Deus’, dir-te-ei: ‘Mostra-me o homem (a mulher) que és e eu te mostrarei o meu Deus’. Mostra, portanto, como vêem os olhos de tua mente e como ouvem os ouvidos de teu coração.

Os que vêem com os olhos do corpo, percebem o que se passa nesta vida terrena, e observam as diferenças entre a luz e as trevas, o branco e o preto, o feio e o belo, o disforme e o formoso, o que tem proporções e o que é sem medida, o que tem partes a mais e o que é incompleto; o mesmo se pode dizer no que se refere ao sentido do ouvido: sons agudos, graves ou harmoniosos. Assim também acontece com os ouvidos do coração e com os olhos da alma, no que diz respeito à visão de Deus.

Na verdade, Deus é visível para aqueles que são capazes de vê-lo, porque mantêm abertos os olhos da alma. Todos têm olhos, mas alguns os têm obscurecidos e não vêem a luz do sol. E se os cegos não vêem, não é porque a luz do sol deixou de brilhar; a si mesmos e a seus olhos é que devem atribuir a falta de visão. É o que ocorre contigo: tens olhos na alma velados pelos teus pecados e tuas más ações.

O homem (a mulher) deve ter a alma pura, qual um espelho reluzente. Quando o espelho está embaçado, o homem (a mulher) não pode ver nele o seu rosto; assim também, quando há pecado no homem (na mulher), não lhe é possível ver a Deus.

Mas, se quiseres, podes ficar curado. Confia-te ao médico e ele abrirá os olhos de tua alma e de teu coração. Quem é este médico? É Deus, que pelo seu Verbo e Sabedoria dá vida e saúde a todas as coisas. Foi por seu Verbo e Sabedoria que Deus criou o universo: ‘A Palavra do Senhor criou os céus e o sopro de seus lábios, as estrelas’ (Sl 32, 6). Sua Sabedoria é infinita. Com a sua Sabedoria, Deus fundou a terra; com sua inteligência consolidou os céus; com sua ciência foram cavados os abismos e as nuvens derramaram o orvalho.

Se compreenderes tudo isto, ó homem (ó mulher), se tua vida for santa, pura e justa, poderás ver a Deus. Se deres preferência em teu coração à fé e ao temor de Deus, então compreenderas. Quando te libertares da condição mortal e te revestires da imortalidade, então serás digno de ver a Deus. Sim, Deus ressuscitará o teu corpo, tornando-o imortal como a tua alma; e então, feito imortal, tu verás o que é Imortal, se agora acreditares nele”. (cf. Lit. Horas – livro A Autólico, de São Teófilo de Antioquia, bispo)                                            


INTENÇÕES DO MÊS           

Estamos neste início de mês vivendo esse período especial da Quaresma, tempo forte concedido por Deus através da Igreja, para nossa conversão.  

            A Igreja no Brasil neste ano está propondo o tema: “Fraternidade e tráfico humano”, com o lema: “Para liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1), para a Campanha da Fraternidade. 

Então, coloquemos também neste mês, como intenção a partir deste tempo de Quaresma, o objetivo do tema da Campanha da Fraternidade 2014: “identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus".

É preciso nos unirmos em oração, já neste tempo especial, porém, podemos parar por aí, é preciso nos colocarmos ao lado daqueles que sofrem e como cristãos termos iniciativas que possam contribuir para a eliminação desta prática que vai contra a liberdade e a vida humana.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!       


REZEMOS 

Abertos a vontade de Deus e a todas as suas solicitações, continuemos unidos as intenções que nos são apresentadas a partir da Igreja Católica. Sob a luz da Palavra de Deus e dos seus ensinamentos, rezemos pelo bom êxito e pelos bons frutos da Campanha da Fraternidade 2014.

Assim rezemos, a oração da Campanha para este ano: “Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados. Fazei que experimentem a libertação da cruz e a ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos pelos que sofrem o flagelo do tráfico humano. Convertei-nos pela força do vosso Espírito, e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos. Comprometidos na superação deste mal, vivamos como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. AMÉM!”

 

Jesus manso e humilde de Coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

Reze: Pai Nosso, Ave Maria e Glória. 

Compartilhar

Coração de Sião - Março de 2014

| Imprimir | PDF 

QUEM TEM OUVIDOS, QUE OUÇA!

São muitas as propostas, que a cada ano, nos querem envolver, em muitos casos com pretensas intenções de unir, de nos valorizar como pessoas, mas é preciso lembrar que “estamos no mundo, mas não somos deste mundo” (cf. Jo 15, 19).

Nossa Senhora sempre está atenta as situações da humanidade, porém, ela está ainda mais atenta aos planos de Deus para esta mesma humanidade. Em Medjugorje, nos dias de hoje, através de suas mensagens continua nos alertando: “Queridos filhos! Vocês vêem, ouvem e sentem que nos corações de muitas pessoas não existe Deus. Elas não O querem, porque estão longe da oração e não têm paz. Vocês, filhinhos, rezem – vivam os Mandamentos de Deus. Sejam oração, vocês que desde o início disseram “sim” ao Meu chamado. Testemunhem Deus e a minha presença e não se esqueçam, filhinhos; Eu estou com vocês e Eu amo vocês. Dia após dia, Eu apresento todos ao Meu Filho Jesus. Obrigado por terem respondido ao Meu chamado”. (Medjugorje – 25 de fevereiro de 2014)

Então, para que o Senhor faça parte em nossas vidas, é preciso que o coração do homem (e da mulher) esteja aberto a Sua vontade, desapegados das coisas do mundo e de suas propostas. Jesus nos fala ainda hoje, como falou para os seus: O semeador saiu a semear. Ao semear, uma parte caiu à beira do caminho. Vieram os pássaros e a comeram. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo germinou porque a terra não era profunda. Mas, quando o sol se levantou, ficou queimada e, como não tinha raízes, secou. Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa e deu frutos, uma cem, outra sessenta, outra trinta. Quem tiver ouvidos, que ouça”. (cf. Mt 13, 3-9).

Depois de Jesus lhes apresentar a parábola do semeador, lhes foi explicando, “ouvi, portanto, a parábola do semeador. Quando alguém ouve a Palavra de Deus e não a entende, chega o maligno e arranca o que lhe foi semeado no coração: é o que foi semeado junto ao caminho. O que foi semeado em terreno pedregoso é aquele que ouve a Palavra e logo a recebe com alegria; mas não tem raízes; é inconstante: surgindo uma tribulação ou perseguição por causa da Palavra, logo fraqueja. O que foi semeado entre espinhos representa quem ouve a Palavra, mas as preocupações do mundo e a sedução das riquezas a sufocam e tornam estéril. O que foi semeado em terra boa é quem ouve a Palavra e a entende e dá frutos: uns cem, outros sessenta, outros trinta”. (Mt 9, 18-23)

Nos tempos atuais precisamos atender ao pedido de Nossa Mãe e nos aproximarmos de Jesus, através da oração, da penitência e jejum, ouvindo e aplicando às nossas vidas a sua Palavra. 


INTENÇÕES DO MÊS

            Neste mês de março terá início o Tempo da Quaresma, tempo forte concedido por Deus através da Igreja, para nossa conversão.

            Neste período a Igreja no Brasil lança a Campanha da Fraternidade, para a qual somos motivados com um tema. Neste ano o tema é: “Fraternidade e tráfico humano”. E o seu lema: “Para liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1)

Coloquemos como intenção a partir deste mês, o objetivo do tema da Campanha da Fraternidade 2014: “identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana, mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal, com vista ao resgate da vida dos filhos e filhas de Deus".

É preciso que nos unamos em primeiro lugar em oração. Porém não podemos parar por aí, precisamos também nos colocar ao lado daqueles que sofrem e como cristãos termos iniciativas que possam contribuir para a eliminação desta prática que vai contra a liberdade e a vida humana.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!       


REZEMOS

Neste mês e a partir dele, sejamos abertos a vontade de Deus e a todas as suas solicitações, apresentadas a partir da Igreja Católica. Apoiados na Palavra de Deus e nos seus ensinamentos, rezemos com a Igreja pelo bom êxito e pelos bons frutos da Campanha da Fraternidade 2014.

Tudo isto através da oração da Campanha para este ano: “Ó Deus, sempre ouvis o clamor do vosso povo e vos compadeceis dos oprimidos e escravizados. Fazei que experimentem a libertação da cruz e a ressurreição de Jesus. Nós vos pedimos pelos que sofrem o flagelo do tráfico humano. Convertei-nos pela força do vosso Espírito, e tornai-nos sensíveis às dores destes nossos irmãos. Comprometidos na superação deste mal, vivamos como vossos filhos e filhas, na liberdade e na paz. Por Cristo nosso Senhor. AMÉM!”

Jesus manso e humilde de Coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

Reze: Pai Nosso, Ave Maria, Glória

Compartilhar

Coração de Sião - Fevereiro de 2014

| Imprimir | PDF 

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE?

Com a celebração da Festa do Batismo do Senhor Jesus no mês de janeiro, encerrou-se o tempo litúrgico do Natal e teve início o tempo comum.

O nosso Santo Padre, o Papa Francisco, na homilia da Celebração da Santa Missa desta Festa, nos disse: “Jesus não tinha necessidade de ser batizado, mas os primeiros teólogos dizem que, com o seu corpo, com a sua divindade, no Batismo abençoou todas as águas, para que as águas tivessem o poder de dar o Batismo. E depois, antes de subir ao Céu, Jesus nos disse ‘para ir a todo o mundo e batizar’ (cf. Mc 16,15). E daquele dia até o dia de hoje, esta foi uma sequência ininterrupta: batizavam-se os filhos e os filhos depois aos filhos, aos filhos… E hoje também esta sequência prossegue. Estas crianças são o elo de uma sequência.

Vocês pais, hoje têm um menino ou uma menina para batizar, mas depois de alguns anos serão eles que terão uma criança para batizar ou um netinho… É assim a sequência da fé!

O que quer dizer isto? Eu gostaria de dizer-vos somente isso: vocês são aqueles que transmitem a fé; vocês têm o dever de transmitir a fé a estas crianças. É a mais bela herança que vocês deixarão para elas: a fé! Somente isto. Hoje levem para casa este pensamento. Nós devemos ser aqueles que transmitem (transmissores) a fé. E pensem nisto. Pensem sempre como transmitir a fé às crianças.

Hoje canta o coro, mas o coro mais belo é este das crianças, que fazem barulho… Algumas choram, porque não estão confortáveis ou porque têm fome: se têm fome, mamães dêem a elas de comer! Tranquilas, hein! Porque elas são aqui as protagonistas. E agora, com esta consciência de ser aqueles que transmitem a fé”. (cf. Homilia do Papa Francisco Festa do Batismo do Senhor Capela Sistina Domingo, 12 de janeiro de 2014).

Quando o Papa fala e repete várias vezes o termo “sequência”, ou seja, continuidade, pais e também padrinhos, devem recordar o dia em que vossos filhos (ou afilhados), (crianças que são o elo de uma sequência) foram batizados, pois neste dia vocês se comprometeram com Deus, a serem transmissores da fé, quando o celebrante (padre, diácono...) perguntou: “Caríssimos pais: pedistes o Batismo para o vosso filho. Deveis educá-los na fé, para que, observando os mandamentos, amem a Deus e ao próximo, como Cristo nos ensinou. Estais conscientes do compromisso que assumis? E vocês Pais responderam: Sim, estamos.

E aos padrinhos, o celebrante também os interrogou: E vós, padrinhos, estais decididos, a serem transmissores da fé, a ajudar os pais desta criança (elo de uma sequência) nesta sua missão? Padrinhos, ao mesmo tempo: Sim, estamos.

Então vocês têm o dever de transmitir a fé a estas crianças que são seus filhos ou afilhados.

Deus os abençoe e os fortaleça, tenham coragem, nesta importantíssima e grande missão que é educar na fé!


INTENÇÕES DO MÊS

Diante de uma sociedade descrente, com muitos desajustes e desequilíbrios, se torna cada vez mais urgente que existam famílias que tenham seu relacionamento fundamentado na fé.

Peçamos então ao Senhor que ajude sempre e de modo especial neste tempo, aos pais e padrinhos a serem verdadeiros testemunhos de fé e assim transmissores desta mesma fé para seus filhos (ou afilhados).

Também peçamos por aqueles que celebram os batizados, e ainda por todos os que preparam os pais e padrinhos para o rito do Batismo, através das pastorais responsáveis por este.

E ainda devemos pedir ao Senhor por todas as crianças que foram e que serão batizadas, para que ao receber a graça do Batismo, possam com a ajuda de seus pais e padrinhos caminhar na fé. 

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!       


REZEMOS

Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, fonte de toda a vida e do amor, que sois glorificado nas alegrias e angústias dos pais e manifestais a novidade das vossas maravilhas no nascimento dos filhos, e que no seu segundo nascimento para a vida eterna, revelais a vossa inefável fecundidade em Jesus Cristo, dignai-Vos atender, benignamente, as súplicas do pais e da Igreja, e envolvei todas crianças no vosso amor. Não permitais que elas continuem sob o domínio do pecado, mas, porque vêm de Vós, acolhei-as com bondade no reino do vosso Filho. Pelo poder do Espírito Santo e pela água que preparastes para purificar e renovar a vida, e que, no Batismo de Cristo, Vos dignastes santificar para o nascimento sobrenatural dos homens, fazei que as crianças, batizadas no mistério da paixão e ressurreição de Cristo, possam tornar-se vossos filhos adotivos e membros da Igreja, e venham a gozar, para sempre, do vosso convívio, com o Filho e o Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém! (cf. Ritual Romano - Celebr. Batismo das Crianças)

Jesus manso e humilde de Coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

Reze: Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.