Coração de Sião

Coração de Sião - Julho de 2014

| Imprimir | PDF 

EM PRIMEIRO LUGAR O REINO DE DEUS! 


Nos últimos meses, as reflexões do Coração de Sião nos têm levado as orações de certa forma comuns. As primeiras que aprendemos. Neste mês, daremos continuidade, já que a liturgia de julho vai nos apresentar através do Evangelho de São Mateus o Reino de Deus.

“Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas de acréscimo”. (Mt 6, 33)

O homem que fixa os olhos unicamente em Deus e em sua Lei, deixando-se guiar pela fé, terá sua vida iluminada pelos valores sobrenaturais e encontrará Deus que é luz, e assim o Seu Reino.

Em nossos dias, a gula, a embriaguez e as preocupações da vida, três tentações que o homem vive no mundo. Atualmente imperam na sociedade a fome do ter mais, a embriaguez do poder sobre o outro e a preocupação da fama cada vez maior. Mas Jesus, o Divino Mestre alerta: “Estai atentos, para que vosso coração não fique insensível”. O dinheiro, o domínio e a fama tornam mente, espírito e coração insensíveis. Em nome desses três fatores as maiores barbaridades são cometidas, se esquece do outro, perde-se o brilho dos olhos inocentes, ofuscam-se os contornos do coração generoso, e fica embaçada a transparência da honestidade e lealdade. Noutra passagem, a palavra de Cristo é incisiva e mostra a orientação para quem ainda se sente amarrado ao transitório da existência: “Não vos preocupeis com a vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem com o vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que a roupa? Olhai as aves do céu; não semeiam nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta. Ora, não valeis mais do que elas?... Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6,25.26.33). Esta é a verdadeira felicidade: ter as coisas, mas não ser escravo delas. O mundo está a serviço do homem e não o homem a serviço do mundo.

Diante de tudo o que nos foi apresentado até aqui, é preciso que nos examinemos, verificando, como estamos procedendo. Quais os valores que orientam o nosso viver? Valorizamos o que temos, sejam bens móveis ou imóveis, a posição profissional, status social... lembrando que tudo é passageiro? Tudo o que temos, usamos com critério ou estamos nos deixando escravizar?

Para concluir, todos nós em algum momento da vida: sejam todos os dias em nossa casa, no trajeto até o trabalho ou escola, na celebração da Missa, quando ouvimos ou ao assistirmos um programa religioso, rezamos a oração do Pai nosso. Nesta oração dizemos: “... venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade assim na terra como no céu!”

São Paulo nos diz que o “Reino de Deus não é comida nem bebida senão justiça, paz e alegria no Espírito Santo. Quem serve assim a Cristo, agrada a Deus e goza da estima dos homens. Portanto apliquemo-nos ao que contribui para a paz e mútua edificação”. (cf. Rm 14, 17-19)

Assim que teremos antecipadamente aqui na terra o Reino que pedimos no Pai nosso!

Fonte - Comentários Bíblia Editora Vozes


INTENÇÕES DO MÊS

Coloquemos como intenção para este mês, todos nós batizados, responsáveis pela implantação do Reino de Deus.

Jesus falando aos discípulos “disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (cf. Mc 16,15). Nós todos os batizados, discípulos de Jesus, somos responsáveis pelo anúncio do Evangelho e assim pela implantação do Reino de Deus.          

Peçamos ainda por toda a Igreja, pelo Santo Padre o Papa Francisco, nossos bispos, nossos sacerdotes, paróquias com suas estruturas, movimentos, novas comunidades, religiosos e religiosas, que sejam eficazes, no anúncio do Evangelho e implantação do Reino de Deus.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS

Rezemos neste mês, procurando meditar de forma profunda e consciente a oração do Pai Nosso: “Pai Nosso, que estais no Céu Santificado seja o Vosso Nome. Venha a nós o Vosso Reino Seja feita a Vossa Vontade, Assim na Terra como no Céu. O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje, Perdoai-nos as nossas ofensas Assim como nós perdoamos a Quem nos tem ofendido E não nos deixeis cair em tentação Mas livrai-nos do Mal”. Amém!

Jesus manso e humilde de Coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

Rezemos também: Ave Maria, Glória


 

Compartilhar

Coração de Sião - Junho de 2014

| Imprimir | PDF 

SOMOS MARCADOS, SELADOS!

Iniciamos o mês de junho com a celebração da Solenidade da Ascensão do Senhor, quarenta dias após a Páscoa.

Logo em seguida, no domingo dia 08 de junho, teremos a Solenidade de Pentecostes. Nesta Solenidade celebramos o cumprimento da promessa de Jesus, que ao subir ao céu para junto do Pai, disse: “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai” (Jo 14, 12), disse ainda, que indo para junto do Pai “não nos deixaria órfãos” (cf. Jo 14, 18), pois, o “Pai enviará em Seu nome o Paráclito, o Espírito Santo” (cf. Jo 14, 26).

São Paulo conclui que “também vós, que escutastes a palavra da verdade, o Evangelho de nossa salvação, no qual crestes, fostes selados com o selo do Espírito Santo prometido. É este o sinal de nossa herança para o pleno resgate de sua propriedade, para o louvor de sua glória”. (cf. Ef 1, 13-14)

Atualmente vemos pessoas, adolescentes, jovens e adultos, filhos de Deus, que receberam este SELO e perderam a noção, o senso de sua filiação, pois, marcam seu corpo com tantos sinais que vão se descaracterizando.

As tatuagens têm sua origem no mundo das magias e do esoterismo. A magia é uma artimanha que pretende forçar poderes superiores ou a própria Divindade a agir segundo a intenção do mago, e só ele, conheceria os meios para tal. É claro que isto ofende a Deus. A magia é uma caricatura da religião, pois coloca o homem (mago, bruxa, feiticeiro, necromante, cartomante, pagé, etc.) acima de Deus, o qual ele quer controlar com os seus encantamentos.

São Paulo diz-nos: "Pelo contrário, quem se une ao Senhor torna-se com ele um só espírito. Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo." (I Cor 6,17-20)

A Sagrada Escritura, no Antigo Testamento também nos apresenta alguns textos esclarecedores: "Não fareis incisões na vossa carne por um morto, nem fareis figura alguma no vosso corpo. Eu sou o Senhor." (Lv 19,28) - "Os sacerdotes não rasparão a cabeça, nem os lados de sua barba, e não farão incisões em sua carne". (Lv 21, 5) - "Vós sois os filhos do Senhor, vosso Deus. Não vos fareis incisões, e não cortareis o cabelo pela frente em honra de um morto" (Dt 14, 1)

Lembremos que os batizados pertencem para sempre a Cristo, pois ao receber este sacramento são marcados com o selo indelével de Cristo (caráter).



INTENÇÕES DO MÊS

Coloquemos como intenção para este mês, todos os batizados. Que sejam homens e mulheres de oração.

Que todos se lembrem que são templos do Espírito Santo e assim plenos de sua presença, a exemplo dos apóstolos, que a partir do Pentecostes, foram testemunhas de Cristo e do Evangelho. Sejam também os batizados, essas testemunhas fiéis de Cristo e do Evangelho!

Peçamos ainda por toda a Igreja, pelo Santo Padre o Papa, nossos bispos, nossos sacerdotes, paróquias com suas estruturas, movimentos, novas comunidades, religiosos e religiosas, que sejam eficazes, pela ação do Espírito Santo.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!

 


REZEMOS

Rezemos invocando a presença do Espírito, todos os dias:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos:

Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, Senhor nosso. Amém.

Jesus manso e humilde de Coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

E não deixe de rezar: Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai. 


Fontes - Bíblia Ave Maria e Vozes, site Editora Cleofas Prof. Felipe Aquino e Pe Paulo Ricardo

Compartilhar

Coração de Sião - Maio de 2014

| Imprimir | PDF 

AVE MARIA, CHEIA DE GRAÇA!

 “Alegra-te (Ave), cheia de graça, o Senhor está contigo!” (Lc 1, 28).

No mês de maio a Igreja sempre se volta para Maria, Nossa Senhora e nossa Mãe, eleita de Deus. Isenta de pecado, Imaculada. Cheia do amor de Deus, Ela pôde se tornar a Mãe do seu Filho. Repleta de Deus e a Ele consagrada, Maria, sempre Virgem. Plena de graça, será eternamente glorificada nos céus. Eis a expressão do dogma da Assunção.

Por este e outros motivos saudamos com o Anjo a Maria com a oração da Ave-Maria, uma das orações mais populares.

Podemos dizer que a Ave-Maria é uma das orações cristãs mais completas. Nela, encontramos descritos o papel e a missão da Santíssima Trindade. Maria é saudada pelo fato de ser a Mãe de Deus, cheia de Graça e do Espírito Santo, escolhida pelo Pai, Sacrário e Templo Vivo de Cristo, Mãe de todos os homens e intercessora sem cessar por todos nós, que somos realmente pecadores e necessitamos permanentemente do seu amparo e proteção.

Composta de duas partes. A primeira é uma transcrição da saudação do anjo a Nossa Senhora: “Alegra-te (Ave Maria), cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1, 28) e da saudação de Isabel, quando recebeu a visita de Nossa Senhora: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! (Lc 1, 42). No século IV, foi introduzido o nome de Jesus. Quem lê na Bíblia os textos acima percebe que os nomes de Maria e Jesus foram acrescentados à oração. As duas frases contêm inúmeros dados de caráter teológico, em que rememoramos dogmas e verdades do cristianismo. Esta primeira parte da Ave-Maria permaneceu até o século XVI, no pontificado do Papa Pio V, um religioso dominicano. E, no século XVI, o mesmo Papa Pio V, em 1570, aprovou a segunda parte da oração, nascida da devoção da Igreja a Maria, mãe de Jesus, Nossa Senhora.

É bom, aqui relembrarmos as Palavras Jesus: “Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena. Vendo a mãe e, perto dela o discípulo a quem amava, Jesus disse para a mãe: “Mulher, aí está o teu filho”. Depois disse para o discípulo: ‘Aí está a tua mãe’. E desde aquela hora o discípulo tomou-a sob seus cuidados”. (Jo 19, 25-27)

Nesta segunda parte da oração mariana invoca-se Nossa Senhora pelo seu nome: Maria e pedindo sua intercessão. Depois de entender a verdade bíblica – em que se afirma ser Maria cheia de graça, Mãe de Deus e por isso mesmo bendita entre as mulheres e mais bendito ainda o fruto do seu ventre – resta à Igreja invocar esta mulher maravilhosa pedindo: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém


INTENÇÕES DO MÊS

Estamos diante de uma sociedade descrente, afastada dos valores morais, distante do que é mais sagrado, que é a vida humana, pois, cada homem, cada mulher, cada ser humano foi criado por Deus “conforme à sua imagem, à imagem de Deus o criou, macho e fêmea ele os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: ‘Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei e subjugai a terra! Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre tudo que vive e se move sobre a terra”. (cf. Gn 1, 27-28)

Peçamos neste mês ao Senhor que pela intercessão de sua Mãe a bem-aventurada, sempre virgem Maria a humanidade se converta e se renda á Sua Vontade, para que haja, paz e concórdia entre os homens.

Este ano, é ano de escolhas, então, peçamos também a Nossa Senhora que nos ajude a escolhermos e que assim sejam eleitos aqueles que optaram pela verdade.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!       


REZEMOS

Rezemos durante todo este mês, todos os dias, em honra a Mãe de Jesus e nossa Mãe:

Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Jesus manso e humilde de Coração fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

E não deixe de rezar: Pai Nosso e o Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Amém

 

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.