Coração de Sião

Coração de Sião - Abril de 2015

| Imprimir | PDF 

 

 

CRISTO, SOFREU POR TODOS NÓS! 

Nas primeiras sextas-feiras de cada mês Igreja faz memória ao Sagrado Coração de Jesus, neste mês de abril de 2015, celebramos a Paixão de Nosso Senhor revivendo o dia em que seu Sagrado Coração parou de pulsar, e os que estavam aos pés da Cruz “viram que Jesus estava morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados traspassou-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água”. (cf. Jo 19, 33-34).

Ao nos deparamos com o sofrimento de Jesus, o sofrer humano passa a ter sentido: padecer dores físicas ou morais; o que devemos suportar com paciência, transcendendo diante do sofrimento, pois foi através do sofrimento que nos foi conquistada a nossa Salvação.

São João Paulo II escreveu: “O sofrimento de Deus crucificado não é apenas uma forma de sofrimento ao lado das outras... Cristo, sofrendo por todos nós, conferiu um novo sentido ao sofrimento, introduziu-o numa nova dimensão, numa nova ordem: a do amor... A paixão de Cristo na Cruz deu um sentido radicalmente novo ao sofrimento, transformou-o a partir de dentro... É o sofrimento que arde e consome o mal com a chama do amor... Todo o sofrimento humano, toda a dor, toda a enfermidade encerra uma promessa de salvação... O mal... existe no mundo também para despertar em nós o amor, que é dom de si... a quem é visitado pelo sofrimento... Cristo é o Redentor do mundo: 'Fomos curados pelas suas chagas' (Is 53, 5)”.

Na Quaresma nos são propostos pela Igreja exercícios de piedade, um deles é a Via Sacra, que nos leva a contemplar e meditar a Paixão de Cristo, o caminho de dor, mas também rota de esperança e de vitória certa.

Apesar de ser esta proposta de dor, passando pelo sofrer de Cristo, “Deus nos quer contentes, para isto é preciso que façamos a nossa parte, aquilo que nos é possível e então seremos felizes, felicíssimos, ainda que em momento nenhum nos falte a Cruz.

A cruz não é um patíbulo, e sim o trono onde reina Cristo e ao seu lado Maria, sua Mãe e nossa também.

Precisamos ter a certeza que a Virgem Santa nos alcançará a fortaleza de que necessitamos para caminharmos com decisão, seguindo seu Filho.” (cf. Amigos de Deus, 141)

A Quaresma é um período, no Ano Litúrgico, forte de revisão de vida, de conversão em preparação para a Páscoa. Pois é “no mistério pascal, que Cristo deu início à união com o homem na comunidade da Igreja. O mistério da Igreja exprime-se nisto: a partir do ato em que alguém recebe o Batismo, que configura a Cristo, e depois mediante o seu Sacrifício - sacramentalmente mediante a Eucaristia - a Igreja edifica-se espiritualmente, sem cessar, como Corpo de Cristo. Neste Corpo, Cristo quer estar unido a todos os homens, e está unido de modo especial àqueles que sofrem. De fato, aquele que sofre em união com Cristo - assim como o Apóstolo Paulo suportava as suas 'tribulações' em união a Cristo - não só recebe de Cristo a força de que necessita, mas 'completa' também com o seu sofrimento 'aquilo que falta aos sofrimentos de Cristo'” (cf. Carta Apostólica - Salvifici Doloris nº 24).


INTENÇÕES DO MÊS

Neste ano para a Quaresma, os bispos do Brasil, através da CNBB nos propôs como tema para a Campanha da Fraternidade: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45). A conversão, a mudança de vida que a Quaresma possibilita, é um itinerário de libertação pessoal, comunitário e social. A Campanha vai ajudar-nos a “aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus”.

O Coração de Sião deste mês nos apresenta como tema: “Cristo, sofreu por todos nós!”. O texto nos apresenta um pouco sobre o valor do sofrimento, porém, para que possamos suportar e até mesmo superar os sofrimentos, independente das causas, é preciso que estejamos ligados Àquele que sofreu tudo por nós, até a última gota de seu preciosíssimo Sangue.

Que neste mês, em nossas intenções estejam todos os que estão sofrendo, mas rezemos, sobretudo por aqueles que sofrem por ainda não conhecerem a Jesus ou ainda, por não o aceitarem como Senhor de suas vidas, pois Ele é quem pode aliviar as dores mais profundas, as da alma.

Que a Graça de Deus e Sua Alegria possam ser plenas em cada ser humano!

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós! 


REZEMOS 

A Semana Santa e de modo mais intenso o Tríduo Pascal nos levam a revivermos a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que tem o seu ápice na Sua Vitória sobre o pecado e a morte e também sobre toda a forma de sofrimento.

Nosso Senhor, Jesus Cristo, em sua Cruz assumiu todo o mal para nossa libertação.

Rezemos também a Ele suplicando por nossa conversão e pela conversão de todos aqueles que sofrem, seja qual for o motivo. Que Ele nos ensine a oferecer toda a nossa dor pela conversão da humanidade.

Através do Salmo 21, apresentemos ao Senhor o nosso sofrimento e o daqueles por quem estivermos rezando: “Riem de mim todos aqueles que me veem, torcem os lábios e sacodem a cabeça; 'Ao Senhor se confiou, ele o liberte e agora o salve, se é verdade que ele o ama!' Cães numerosos me rodeiam furiosos, e por um bando de malvados fui cercado. Transpassaram minhas mãos e os meus pés e eu posso contar todos os meus ossos. Eles repartem entre si as minhas vestes e sorteiam entre si a minha túnica. Vós, porem, ó meu Senhor, não fiqueis longe, ó minha força, vinde logo em meu socorro! Anunciarei o vosso nome a meus irmãos e no meio da assembléia hei de louvar-vos! Vós que temeis ao Senhor Deus, dá-lhe louvores, glorificai-o, descendentes de Jacó, e respeitai-o, toda raça de Israel!”

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Teu!

1 Pai Nosso; 1 Ave Maria; 1 Glória.

 

 

Compartilhar

Coração de Sião - Março de 2015

| Imprimir | PDF 

ORAÇÃO, JEJUM E MISERICÓRDIA! 

Estamos no Tempo da Quaresma, período propício para a nossa conversão, para nos achegarmos ao Coração Amoroso de Deus, mas para isso precisamos desejar e usar dos meios que a Igreja nos indica.

“Há três coisas, meus irmãos, três coisas que mantêm a fé, dão firmeza à devoção e perseverança à virtude. São elas a oração, o jejum e a misericórdia. O que a oração pede, o jejum alcança e a misericórdia recebe. Oração, misericórdia, jejum: três coisas que são uma só e se vivificam reciprocamente.

O Jejum é a alma da oração e a misericórdia dá vida ao jejum. Ninguém queira separar estas três coisas, pois são inseparáveis. Quem pratica somente uma delas ou não pratica todas simultaneamente, é como se nada fizesse. Por conseguinte, quem ora também jejue; e quem jejua, pratique a misericórdia. Quem deseja ser atendido nas suas orações, atenda as súplicas de quem lhe pede; pois aquele que não fecha seus ouvidos às súplicas alheias, abre os ouvidos de Deus às suas próprias súplicas.

Quem jejua, pense no sentido do jejum; seja sensível à fome dos outros quem deseja que Deus seja sensível à sua; seja misericordioso quem espera alcançar misericórdia; quem pede compaixão, também se compadeça; quem quer ser ajudado, ajude os outros. Muito mal suplica quem nega aos outros aquilo que pede para si.

Homem sê para ti mesmo a medida da misericórdia; deste modo alcançarás misericórdia como quiseres, quanto quiseres e com a rapidez que quiseres; basta que te compadeças dos outros com generosidade e presteza.

Peçamos, portanto, destas três virtudes  oração, jejum, misericórdia  uma única força mediadora junto de Deus em nosso favor; sejam para nós uma única defesa, uma única oração sob três formas distintas.

Reconquistemos pelo jejum o que perdemos por não saber apreciá-lo; imolemos nossas almas pelo jejum, pois nada melhor podemos oferecer a Deus como ensina o Profeta: Sacrifício agradável a Deus é um espírito penitente; Deus não despreza um coração arrependido e humilhado (cf. Sl 50,19).

Homem oferece a Deus a tua alma, oferece a oblação do jejum, para que seja uma oferenda pura, um sacrifício santo, uma vítima viva que ao mesmo tempo permanece em ti e é oferecida a Deus. Quem não dá isto a Deus não tem desculpa, porque todos podem se oferecer a si mesmos.

Mas, para que esta oferta seja aceita por Deus, a misericórdia deve acompanhá-la; o jejum só dá frutos se for regado pela misericórdia, pois a aridez da misericórdia faz secar o jejum. O que a chuva é para a terra, é a misericórdia para o jejum. Por mais que cultive o coração, purifique o corpo, extirpe os maus costumes e semeie as virtudes, o que jejua não colherá frutos se não abrir as torrentes da misericórdia.

Tu que jejuas, não esqueças que fica em jejum o teu campo se jejua a tua misericórdia; pelo contrário, a liberalidade da tua misericórdia encherá de bens os teus celeiros. Portanto, ó homem, para que não venhas a perder por ter guardado para ti, distribui aos outros para que venhas a recolher; dá a ti mesmo, dando aos pobres, porque o que deixares de dar aos outros, também tu não o possuirás”.

 

Fonte – Lit. Horas - dos Sermões de São Pedro Crisólogo, bispo - (Sermão 43: PL 52,320. 322) (Séc.IV).

  


INTENÇÕES DO MÊS

Neste mês vamos pedir ao Senhor, através de nossas orações e jejuns quaresmais, que sejam alcançados os objetivos da Campanha da Fraternidade, cujo o tema é “Fraternidade: Igreja e Sociedade” reflete, medita e reza a presença da Igreja na sociedade. Igreja como comunidades que vivem na sociedade e dela participam. Igreja como cristãos que atuam, constroem e constituem a sociedade.

Essa atuação, essa construção é própria dos cristãos. Por isso, “a Igreja afirma o direito de servir o homem na sua totalidade, dizendo-lhe o que Deus revelou sobre o homem e sua realização, e ela deseja tornar presente aquele patrimônio imaterial sem o qual a sociedade se desintegra, as cidades seriam arrasadas por seus próprios muros, abismos e barreiras. A Igreja tem o direito e o dever de manter acesa a chama da liberdade e da unidade do homem.”

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS

Peçamos por nossas intenções, rezando a oração da Campanha da Fraternidade 2015:

“Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz. Enviai o vosso Espírito da verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do Reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso”. Amém!

E agora clamemos o Espírito Santo: “Vinde Espírito Santo enchei os corações de vossos fiéis e ascendei neles o fogo do Vosso amor; enviai Senhor o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó DEUS que instruístes os corações de Vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo Senhor nosso”. Amém!

Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!

Reze: Pai nosso, Ave Maria, Glória.



 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Coração de Sião - Fevereiro de 2015

| Imprimir | PDF 

A RAZÃO DE NOSSA GLÓRIA É ESTA!

Neste mês gostaria que refletíssemos um pouco sobre o lugar que Cristo Jesus está ocupando em nossa vida e em tudo que a ela está relacionada.

Mas amamos, porque Deus nos amou primeiro. Se alguém disser: Amo a Deus, mas odeia seu irmão, é mentiroso. Porque aquele que não ama seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê. Temos de Deus este mandamento: o que amar a Deus, ame também a seu irmão”. (1 Jo 4, 19 - 21).

A cada início de ano nos enchemos de expectativas, mas será que essas são coerentes com este grande Amor que Deus tem por cada um de nós? Precisamos saber onde está a nossa esperança, em quem esperamos.

Normalmente nossas expectativas são de interesse pessoal e se baseiam em projetos, em promessas, em mudanças... Por isso, grande parte delas são frustradas em sua concepção, pois não as colocamos sob o olhar Daquele que tudo pode. É preciso que compreendamos que toda a nossa vida, expectativas, nossa esperança, já nesta vida, deve estar sob o Senhorio de Cristo.

Agora é preciso saber que “se é só para esta vida que temos colocado a nossa esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de lástima”. (1 Cor 15, 19)

Para um melhor encaminhamento da nossa vida, devemos ter consciência que a razão da nossa glória é esta: o testemunho da nossa consciência de que, no mundo e particularmente entre nós, temos agido com santidade e sinceridade diante de Deus, não conforme o espírito de sabedoria do mundo, mas com o socorro da graça de Deus”. (2 Cor 1, 12)

Se nossa vida, o nosso viver, nossos projetos, nossas expectativas e tudo mais está sob o Senhorio de Cristo, com certeza obteremos a partir do Amor Misericordioso de Cristo o socorro da “Graça de Deus"!

Precisamos, no entanto a cada manhã, a cada dia, dizer: hoje eu “entrego o meu caminho ao Senhor; confio nele, e ele tudo fará”. (cf. Sl 36,5).

Todos nós nos dias atuais, para que nossas vidas e tudo mais possam ter o verdadeiro sentido, precisamos fazer uma grande experiência com o Amor do Senhor, que nos envolve e que quer que o Seu Amor seja compartilhado, seja testemunhado.

Vamos encerrar aqui esta reflexão ainda com um aprendizado que Ele mesmo nos diz: “Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas”. (Mt 11, 29)


INTENÇÕES DO MÊS

 

Peçamos que o Senhor nos ajude neste tempo a sermos testemunhos do Seu amor.

E ainda coloquemos como intenção os pedidos de Nossa Senhora em Medjugorje (em 25/01/2015) que nos diz: “Também hoje eu os chamo: vivam a sua vocação em oração. Agora, como nunca antes, Satanás quer sufocar o homem e sua alma com o seu vento contagioso do ódio e da agitação. Em muitos corações não há alegria, porque não há Deus ou oração. O ódio e a guerra estão crescendo dia a dia. Eu os estou chamando, filhinhos, a começar de novo, com entusiasmo, a caminhada de santidade e de amor; desde que eu vim no meio de vocês por causa disso. Juntos vamos ser amor e perdão para todos aqueles que conhecem e querem amar somente com um amor humano e não com aquele amor incomensurável de Deus para o qual Deus os chama. Filhinhos, possa a esperança em um amanhã melhor estar sempre em seu coração”. 

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!       

.


REZEMOS

Rezemos: “Não me irrites por causa dos que agem mal, nem invejes os que praticam a iniquidade, pois logo eles serão ceifados como a erva dos campos, e como a erva verde murcharão. Espera no Senhor e faze o bem; habitarás a terra em plena segurança. Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração ele atenderá. Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá. Como a luz, fará brilhar a tua justiça; e como o sol do meio-dia, o teu direito. Em silêncio, abandona-te ao Senhor, põe tua esperança nele. Não invejes o que prospera em suas empresas, e leva a bom termo seus maus desígnios. Guarda-te da ira, depõe o furor, não te exasperes, que será um mal, porque os maus serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a terra. Mais um pouco e não existirá o ímpio; se olhares o seu lugar, não o acharás. Quanto aos mansos, possuirão a terra, e nela gozarão de imensa paz”. (Sl 36, 1-11)

Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!

Reze: Pai nosso, Ave Maria, Glória.

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.