Coração de Sião

Coração de Sião - Abril de 2016

| Imprimir | PDF 

“ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ PARA NÓS: ALEGREMO-NOS E NELE EXULTEMOS!” 

“Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!” (Sl 117, 24)

Mas que dia é este? É precisamente aquele que nos trouxe o princípio da vida, a origem, o autor da luz, o próprio Senhor Jesus Cristo que de si afirma: “Eu sou a luz. Se alguém caminha de dia, não tropeça” (Jo 8, 12; 11,9), ou seja, aquele que em todas as coisas segue a Cristo, chegará, seguindo os seus passos, ao trono da eterna luz.

O Senhor Jesus, quando ainda vivia em seu corpo mortal, pedia em nosso favor: “Pai quero que onde eu estou, aí estejam também os que acreditaram em mim; para que assim como tu estás em mim e eu em ti, assim também eles estejam em nós”. (Jo 17,20s)

“Este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!” (Sl 117, 24). Com este refrão, na solenidade do Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor, a assembleia dos fiéis, alimentada no regaço materno da santa Igreja, formando um só povo e uma só família, adorando a Unidade da natureza divina e o nome da Trindade, canta com o Profeta o salmo desta grande festa anual.

Vivemos neste ano, a oitava da Páscoa, na transição dos meses março e abril, sendo que o primeiro Domingo de abril, nos trás, ainda o Salmo 117, mas agora, com o refrão: “Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! 'Eterna é a sua misericórdia!'” (Sl 117, 1).

É o segundo Domingo da Páscoa, é o Domingo da Divina Misericórdia, instituído pelo Papa São João Paulo II em maio do ano 2000.

Este ano, devemos intensificar o nosso desejo de celebrar, comunicar e testemunhar a Divina Misericórdia, pois, o Papa Francisco, através da bula Misericordiae Vultus, proclamou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia. Este ano (Jubileu) foi aberto no dia oito de dezembro de 2015, na Solenidade da Imaculada Conceição e será encerrado na Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, no dia vinte de novembro de 2016.

“Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! 'Eterna é a sua misericórdia!'” (Sl 117, 1).

Sim, pois, “o Senhor Jesus Cristo é o rosto da Misericórdia do Pai. O mistério da fé cristã parece encontrar nestas palavras a sua síntese, tal misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré. O Pai 'rico em misericórdia' (Ef 2,4), depois de ter revelado seu nome a Moisés como 'Deus misericordioso e clemente, vagaroso na ira, cheio de bondade e fidelidade' (Ex 34, 6), não cessou de dar a conhecer,de vários modos e em muitos momentos na história a sua natureza divina. Na 'plenitude do tempo' (Gl 4,4), quando tudo estava pronto segundo seu plano de salvação, mandou seu Filho, nascido da Virgem Maria, para nos revelar, de modo definitivo, o seu amor. Então, quem O vê, vê o Pai (cf. Jo 14, 9). Com sua palavra e gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus”. (cf. MV 1)


INTENÇÕES DO MÊS 

Neste tempo em que houve um afastamento de Deus, pois os homens se achando muito capazes, corrompidos pelo poder, pelo consumismo, indiferentes aos princípios morais e éticos, assim como, esquecidos que somos criaturas que têm um Criador, único “DEUS”.

Façamos uma reflexão pessoal, nos perguntemos: qual é a minha situação, meu posicionamento no mundo, na utilização dos bens...? Como estou me relacionando com Deus e com tudo que por Ele foi criado?

Seja nossa intenção neste mês, segundo a misericórdia do Senhor, toda a humanidade, mergulhada, nesta crise que exalta os contravalores, o poder, o ter, gerando violência, destruição, desagregação e tantos outros problemas.  

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS

Rezemos com o salmo (117, 2-4. 22-24. 25-27), da liturgia da Missa do Domingo da Divina Misericórdia, pedindo a Misericórdia do Senhor, sobre todos os homens que detêm o poder, todos os perseguidos. Também pela fome no mundo.

Refrão - Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom! 'Eterna é a sua misericórdia!'

2 A casa de Israel agora o diga: 'Eterna é a sua misericórdia!' 3 A casa de Aarão agora o diga: 'Eterna é a sua misericórdia!' 4 Os que temem o Senhor agora o digam:'Eterna é a sua misericórdia!' R.

22 'A pedra que os pedreiros rejeitaram, tornou-se agora a pedra angular. 23 Pelo Senhor é que foi feito tudo isso: Que maravilhas ele fez a nossos olhos!24 Este é o dia que o Senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos! R.

25 Senhor, dai-nos a vossa salvação,ó Senhor, dai-nos também prosperidade!'

26 Bendito seja, em nome do Senhor, aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. 27 Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine! R.

Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!

Reze: Pai nosso, Ave Maria, Glória.

 

Compartilhar

Coração de Sião - Março de 2016

| Imprimir | PDF 

ONDE ESTÁ A BELEZA?

A beleza está no coração daqueles que encontraram a Deus, pois é Dele que procede toda a beleza. “As criaturas, todas elas, trazem em si certa semelhança com Deus, muito particularmente o homem criado à imagem e à semelhança de Deus. Por isso as múltiplas perfeições das criaturas (sua verdade, bondade e beleza) refletem a perfeição infinita de Deus. Em razão disso podemos falar de Deus a partir das perfeições de suas criaturas, "pois a grandeza e a beleza das criaturas fazem, por analogia, contemplar seu Autor" (Sb 13,5). (Catecismo da Igreja Católica 41).

Não podemos nos deixar enganar, nem corromper, pelos critérios do mundo, que nos escravizam e são contrários aos de Deus.

Madre Teresa de Calcutá se referindo a beleza segundo os critérios do mundo nos fala: "Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba, não ame por admiração, pois um dia posso me decepcionar. Ame apenas, pois o tempo nunca poderá apagar um amor sem explicação.”

O mundo ao se referir à beleza humana, observa inúmeros fatores que normalmente não se aplicam a objetos ou eventos. A beleza, no mundo, é um conceito social, e frequentemente é resultado da interseção de diversos fatores biológicos, sociais, climáticos, ambientais e históricos. Há alguns anos atrás, aconteceu uma massificação do corpo esbelto, induzindo muitas mulheres à anorexia. Em nossos tempos, tenta-se desmontar o conceito através de normas que variam de país para país. No Brasil existe até lei, em vigor, que regulamenta o peso mínimo das modelos com relação a padrões corporais.

Outro critério utilizado para definir a beleza humana é a simetria. Recentes pesquisas demonstraram que rostos simétricos tendem a ser considerados mais belos que os assimétricos.

Além disso mescla-se ao conceito de beleza corporal humana, a sexualidade, quando a referência é o corpo físico (e não a beleza interior). Nesse caso, a presença de caracteres sexuais secundários mais marcantes elevam o nível de beleza da pessoa que os possui.

Agora, onde está à beleza interior, aquela que vem do Criador? Será que hoje alguém pensa que para o exterior do ser humano ser belo, é preciso que haja saúde, beleza, harmonia, paz, felicidade em seu interior?

Então é preciso que o homem, com sua abertura à verdade e à beleza, com seu senso do bem moral, com sua liberdade e a voz de sua consciência, com sua aspiração ao infinito e à felicidade, se interrogue sobre a existência de Deus. Mediante tudo isso perceba sinais de sua alma espiritual. Como "semente de eternidade que leva dentro de si, irredutível à só matéria" sua alma não pode ter origem senão em Deus. (Catecismo da Igreja Católica 33)


INTENÇÕES DO MÊS

 

Peçamos ao Senhor que intervenha para que administradores públicos, tomem consciência, que a saúde é um direito fundamental que não deve e não pode ser negado a ninguém, já que é desejo de Deus a saúde para todos os seus filhos e filhas.

 

 

Então, com coragem e comprometimento intercedamos junto a Deus nestes tempos de incertezas, para que Ele que é fonte de toda a Vida e Saúde nos ajude a encontrarmos respostas e soluções, que resolvam os problemas da saúde pública em nosso Brasil.

É este o tempo propício para pedir ao Senhor a libertação de todo o sistema de saúde, para que através de seus gestores, cumpra o seu compromisso para com aqueles que sofrem hoje, seja nas filas ou aguardando atendimento, nos hospitais e em todas as situações que envolvam a saúde humana.

Que a Graça de Deus e Sua Alegria possam ser plenas em cada ser humano!

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS

“Senhor Deus de amor, Pai de bondade, nós vos louvamos e agradecemos pelo dom da vida, pelo amor com que cuidais de toda a criação. Vosso Filho Jesus Cristo, em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores, sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude. Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito. Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo, e que a saúde se difunda sobre a terra”. Amém.

Rezemos também de forma pessoal na intenção de todos os enfermos de sua família e de sua comunidade, confiando-os ao Senhor que é o Médico dos médicos!

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Teu!

 

1 Pai Nosso; 1Ave Maria; 1Glória.

Compartilhar

Coração de Sião - Fevereiro de 2016

| Imprimir | PDF 

“A VERDADEIRA ALEGRIA”

Estamos aí às portas de mais uma festa: Carnaval, festa civil, de certa forma cultural; nada a ver com religião, porém, as diversas religiões aproveitam este período para promover retiros.

Neste tempo, embora curto, acontecem muitas coisas boas: os retiros, as reuniões familiares, por exemplo; mas, infelizmente, também as ruins, desagradáveis a nível moral e social. Basta dizer que a palavra "carnaval" está relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.

Esta festa surgiu logo após a Igreja Católica, no século XI, implantar a Semana Santa.

Hoje em dia, muitas pessoas, inclusive católicas, dizem gostar do Carnaval, porque se divertem, brincam, dançam, pulam, se alegram ou ainda aproveitam para descansar. O problema não é o Carnaval, não é dançar, brincar, pular, cantar, se alegrar, descansar. Não existe problemas nisto, porém, é preciso observar que alegria, tem que ser fruto do Espírito Santo. Vejamos o que diz São Paulo na sua carta aos Gálatas: “Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade, usando-a como pretexto para servirdes à carne. Ao contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade. Pois toda a lei se encerra numa só palavra: Amarás teu próximo como a ti mesmo. Mas se vos mordeis e vos devorais, vede que não acabeis por vos destruirdes uns aos outros. Digo-vos, pois: Andai em espírito, e não satisfareis a concupiscência da carne. Porque a carne tem tendências contrárias aos desejos do espírito e o espírito possui desejos contrários às tendências da carne. Ambos são contrários um ao outro a ponto de não fazerdes o que quereis. Mas, se vos guiais pelo espírito, não estais sob a Lei. Ora, as obras da carne são manifestas, a saber: prostituição, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, ódios, discórdias, ciúmes, iras, rixas, dissensões, divisões, invejas, bebedeiras, orgias e outras como estas, das quais vos previno como fiz antes, pois quem praticar tais coisas não será herdeiro do reino de Deus. Os frutos do espírito são: caridade, alegria, paz, longanimidade, afabilidade, bondade, fidelidade, mansidão, continência (castidade). Contra estes não há Lei. Os que são de Cristo Jesus, crucificaram a carne com as paixões e concupiscências. Se vivemos do espírito, andemos também segundo o espírito. Não cobicemos glória vã, provocando e invejando uns aos outros. (Gl 5, 13-26).

Então, após ao Carnaval, iniciamos Tempo da Quaresma, em preparação para a Páscoa. Começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira da Semana Santa (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB). Período de quarenta dias reservado para a reflexão e a conversão espiritual. Os fiéis católicos devem se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual, sendo convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e o crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.

O tempo da Quaresma, é um período de retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa.

 (Fonte: SITE WIKIPEDIA).      


INTENÇÕES DO MÊS

 Jesus com o seu Coração repleto de Amor nos pede neste tempo: “Tende as cinturas cingidas e vossas lâmpadas acesas. Sede como quem espera o seu Senhor de volta das festas, para lhe abrir a porta quando ele chegar e bater. Felizes os que o Senhor achar vigiando. Ele próprio cingirá o avental, fará com que se ponham à mesa e os servirá. Se chegar à meia-noite ou às três da madrugada, e assim os encontrar, felizes serão eles! Vós bem sabeis que, se o pai de família soubesse a hora em que viria o ladrão, não deixaria arrombar-lhe a casa. Estai, pois, preparados, porque na hora em que menos pensais virá o Filho do homem (Jesus Cristo)”. (cf. Lc 12, 35 - 40).

       Peçamos ao Senhor que tenhamos consciência do bem e do mal. Saibamos renunciar a todo mau, para assim permanecermos n'Ele, que nos dá o que de melhor temos, a vida, a liberdade, a verdadeira alegria e felicidade. Cuidemos para que não sejamos enganados com falsas verdades, mas sigamos Aquele que nos diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14, 6).

       Peçamos ao Coração Sagrado de Jesus a graça da renúncia, pois “Tudo me é lícito, mas nem tudo convém. Tudo me é lícito, mas não me deixarei dominar por coisa alguma” (1 Cor 6,12). Que cada homem, mulher, jovem neste tempo saiba se deixar conduzir pela vontade de Deus para a salvação de todos.

       Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!   


REZEMOS 

Rezemos com o Salmo 118, 9 - 30

Como poderá um jovem manter conduta irrepreensível?

Cumprindo tua palavra. Procuro-te de todo o coração: não deixes desviar-me dos teus mandamentos! No coração conservo tua palavra para não pecar contra ti. Bendito és tu, Senhor : ensina-me tuas prescrições! Enumero com os lábios, todas as sentenças de tua boca. Encontrei alegria no caminho de tuas leis, como no acúmulo de riquezas. Meditarei em teus preceitos e contemplarei tuas veredas. Deleito-me em tuas prescrições, não esquecerei tua palavra. Concede este favor a mim, teu servo: deixa-me viver na observância de tua palavra! Abre meus olhos para eu ver as maravilhas de tua lei. Sou um peregrino na terra: não me ocultes teus mandamentos! Minha alma se consome, sempre ansiosa de teus decretos.  Advertiste os soberbos, os malditos que se desviam de teus mandamentos. Aparta de mim o insulto e o desprezo, porque tenho observado tuas leis. Ainda que os príncipes se assentem para confabular sobre mim, teu servo medita em tuas prescrições. Tuas leis são minha delícia, minhas conselheiras. Eis-me prostrado no pó: reanima-me, segundo tua palavra!26 Mostrei meus caminhos, e me atendeste: ensina-me tuas prescrições! Instrui-me no caminho de teus preceitos, e meditarei em tuas maravilhas. A tristeza faz-me a alma chorar: reanima-me, segundo tua palavra! Afasta-me do caminho do erro e dá-me a graça por meio de tua lei! Escolhi o caminho da fidelidade, pus diante de mim teus decretos”.

Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!

Reze: Pai nosso, Ave Maria, Glória.

 

 

 

 

 

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.