Notícias

Santo Padre exorta a estimar “valor pedagógico” da confissão

Imprimir PDF

Recebe os participantes do Curso sobre Foro Íntimo

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 28 de março de 2011 (ZENIT.org) - "O valor pedagógico da Confissão sacramental" é o principal elemento que o Papa Bento XVI quis destacar na audiência que concedeu, na última sexta-feira, aos participantes do Curso sobre Foro Íntimo, promovido pela Penitenciaria Apostólica e realizado de 21 a 25 de março.

Para o Pontífice, este é "um aspecto que talvez não tenha sido considerado suficientemente, mas que é de grande relevância espiritual e pastoral", porque a confissão pode ser "um 'lugar' real de santificação".

"Como o sacramento da Penitência educa? - perguntou ele. Em que sentido sua celebração tem um valor pedagógico, sobretudo para os ministros?"

Para responder a estas perguntas, sugeriu "partir do reconhecimento de que a missão sacerdotal é um ponto de observação único e privilegiado, no qual, cada dia, acontece a contemplação do esplendor da Divina Misericórdia".

Compartilhar

Leia mais...

Bispos do norte da África contra guerra na Líbia

Imprimir PDF

Santa Sé participará da Conferência sobre a Líbia, em Londres

 

RABAT, segunda-feira, 28 de março de 2011 (ZENIT.org) - Os bispos da Conferência Episcopal das Regiões do Norte de África (CERNA), que inclui o Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia, emitiram uma declaração em que se manifestam contra a guerra na Líbia e pedem solução diplomática para o conflito.

O comunicado, assinado pelo presidente da CERNA, Dom Vincent Landel, arcebispo de Rabat (Marrocos), foi divulgado hoje pela agência vaticana ‘Fides'.

Também hoje, a Santa Sé confirmou que participará, como observador, na Conferência Internacional sobre a Líbia, que será realizada amanhã, 29 de março, em Londres. O representante vaticano será o atual núncio na Grã-Bretanha, o arcebispo Antonio Mennini.

Compartilhar

Leia mais...

COMPRANDO BEBÊS: Barriga de aluguel na berlinda

Imprimir PDF
 

As mães de aluguel e os famosos voltaram às manchetes com a nova filha de Nicole Kidman e Keith Urban, nascida em 28 de dezembro de uma barriga alugada.
Esta notícia veio à tona logo após a de que Elton John e David Furnish se tornaram pais de um bebê no dia de Natal. Eles se unem a uma longa lista de famosos que usaram mães de aluguel para ter filhos. O catálogo inclui casais como Sarah Jessica Parker e Matthew Broderick, o ator Neil Patrick e David Burtka, e a estrela do futebol Cristiano Ronaldo.
O caso de Nicole Kidman e de Keith Urban atraiu as atenções por causa de uma declaração do casal na qual agradeciam à "portadora gestacional". Melinda Tankard Reist, no jornal The Australian, criticou a expressão, por unir a coisificação dos corpos das mulheres e a comercialização do parto.

Compartilhar

Leia mais...

‘Pax Christi’ sobre Líbia: não tentaram todas as vias diplomáticas

Imprimir PDF

Vigário apostólico de Trípoli afirma que assim “Kadhafi não cederá”

ROMA, terça-feira, 22 de março de 2011 (ZENIT.org) - "Constatamos que houve ausência de política e pressa em recorrer à guerra": esta é a visão de ‘Pax Christi' sobre a intervenção das forças da ONU na Líbia, de acordo com uma nota assinada pelo seu presidente, Dom Giovanni Giudici, bispo de Pavia.

"É evidente - diz a nota, que foi divulgada ontem - que não implementaram todas as medidas diplomáticas, não foram colocadas em jogo todas as possíveis formas de intervenção." A opinião pública, pede ‘Pax Christi', "deve estar ciente disso e deve pedir uma mudança na gestão da política internacional".

Compartilhar

Leia mais...

Cardeal Piacenza pede adoração eucarística pelas vocações

Imprimir PDF

Cada diocese precisa de uma capela de adoração dedicada a rezar pelos sacerdotes

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 22 de março de 2011 (ZENIT.org) - O cardeal Mauro Piacenza, prefeito da Congregação para o Clero, afirma que não se pode subestimar o valor da adoração eucarística, e recomenda que cada diocese tenha uma capela ou santuário para a adoração eucarística, dedicada à oração pelas vocações consagradas e pela santificação do clero.

Isto foi afirmado em uma nota enviada, no último dia 4 de março, a Dom Dominique Rey, bispo de Toulon (França). Este bispo está promovendo uma conferência internacional sobre a adoração eucarística, que será realizada de 20 a 24 de junho, no ‘Salesianum' de Roma.

"Não podemos subestimar a importância de adorar o Senhor no Santíssimo Sacramento, sabendo que o culto é o maior ato do povo de Deus", escreve o cardeal.

Compartilhar

Leia mais...

FIAMC: ginecologistas católicos são autênticos heróis

Imprimir PDF

Congresso em Roma sobre dignidade da maternidade

BARCELONA, terça-feira, 22 de março de 2011 (ZENIT.org) - A Federação Internacional de Médicos Católicos (FIAMC) convocou um congresso em Roma sobre a dignidade da maternidade e dos ginecologistas, que será realizado no Instituto ‘Maria SS. Bambina', de 31 de agosto a 4 de setembro próximos.

Este congresso, o 8º dos ginecologistas católicos, é organizado pela ‘MaterCare International', uma organização pertencente à FIAMC, e tem o apoio do Conselho Pontifício para a Pastoral no Campo da Saúde e da Academia Pontifícia para a Vida.

O objetivo do evento é, por um lado, salientar o valor da maternidade e, por outro, o papel insubstituível de ginecologistas e profissionais de saúde em sua defesa.

Compartilhar

Leia mais...

Suprema Corte da Índia diz “não” à eutanásia

Imprimir PDF
No caso de uma enfermeira em estado semi-vegetativo desde 1973

Por Paul De Maeyer

ROMA, quinta feira, 17 de março de 2011 (ZENIT.org) - Enquanto o Parlamento italiano deve votar em breve uma proposta de lei sobre as chamadas DAT ou "declarações antecipadas de tratamento", que tenta impedir a eutanásia passiva e a interrupção da alimentação e hidratação artificiais, a Suprema Corte da Índia se pronunciou, na segunda-feira, 7 de marco, sobre o caso de uma mulher que passou quase quarenta anos em estado de mínima consciência.

A maior Corte da Federação da Índia rejeitou um pedido da jornalista e escritora Pinki Virani, nascida em 1959, de suspender a alimentação da enfermeira de 62 anos Aruna Ramachandra Shanbaug, para deixá-la morrer. Shanbaug entrou em um estado semi-vegetativo em 1973, após ser vítima de uma agressão sexual brutal no hospital onde ela trabalhava, o ‘King Edward Memorial Hospital' (KEM), em Bombaim.

Compartilhar

Leia mais...