Notícias

João Paulo II, grande pontífice e testemunha de Cristo, diz Papa

Imprimir PDF

Nesse sábado se celebrou o sexto aniversário da morte de Wojtyla

CIDADE DO VATICANO, domingo, 3 de abril de 2011 (ZENIT.org) - Em suas saudações após rezar o Angelus neste domingo com os peregrinos na praça de São Pedro, Bento XVI recordou seu predecessor, João Paulo II, de quem se celebrou nesse sábado o sexto aniversário de falecimento. O Papa Karol Wojtyla morreu às 21h37 do sábado 2 de abril de 2005.

“Por ocasião de sua iminente beatificação, não celebrei a tradicional Missa de sufrágio por ele, mas o recordei com afeto na oração, como creio que todos vós”, disse o Papa, dirigindo-se aos fiéis em italiano.

“Enquanto através do caminho quaresmal nos preparamos para a festa da Páscoa, aproximamo-nos com alegria também do dia em que poderemos venerar como beato este grande pontífice e testemunha de Cristo, e nos confiarmos ainda mais à sua intercessão”, afirmou.

Compartilhar

Papa aprova 35 novas beatificações

Imprimir PDF

Entre elas um grupo de espanhóis martirizados em 1936

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 4 de abril de 2011 (ZENIT.org) - O Papa Bento XVI aprovou nesse sábado alguns decretos de reconhecimento de milagre, martírio e virtudes heróicas de fiéis católicos, após uma audiência concedida ao prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato.

Milagres:

- Servo de Deus Serafino Morazzone, italiano, nascido em Milão (1747) e falecido em Chiuso di Lecco (1822), sacerdote diocesano;
- Servo de Deus Clemente Vismara, italiano, nascido em Agrate Brianza (1897) e falecido em Mong Ping (Myanmar, 1988), sacerdote do Pontifício Instituto de Missões Exteriores (PIME);

Compartilhar

Leia mais...

A ética abortista

Imprimir PDF

Os argumentos pela vida não são apenas religiosos

Por padre John Flynn, L.C.


ROMA, domingo, 3 de abril de 2010 (ZENIT.org) - Os defensores do direito ao aborto costumam criticar os que apoiam a vida por supostamente tentar impor suas crenças religiosas aos demais. Ainda que a religião proporcione ao debates sólidos argumentos, estes não são apenas religiosos, como destaca um livro de recente publicação.

Christopher Kaczor, em ‘The Ethics of Abortion: Women's Rights, Human Life and the Question of Justice’ (A Ética do Aborto: Direitos das Mulheres, Vida Humana e a Questão da Justiça) (Editora Routledge), toma uma postura filosófica perante o aborto e explica por que não é justificável.

Um dos pontos chave que Kaczor enfrenta é: quando se começa a ser pessoa. Alguns defensores do aborto sustentam que se pode distinguir os humanos das pessoas. Um exemplo dado é o de Mary Anne Warren, que oferece critérios para se levar em conta antes de dizer de alguém que ele é uma pessoa.

Ela propõe que as pessoas têm consciência dos objetos e dos acontecimentos e a capacidade de sentir dor. Têm também a força da razão e a capacidade para atividade auto-motivada, junto à capacidade de comunicação.

Como resposta a tais argumentos, Kaczor assinala que, usando tais critérios, seria difícil sustentar razões contra o infaticídio, posto que um bebê recém-nascido não cumpre tais critérios.

Por outro lado, não deixamos de ser pessoas quando estamos dormindo ou sedados em uma operação cirúrgica, ainda que nesses momentos não sejamos conscientes nem estejamos em movimento. De igual forma, quem sofre de demência ou os deficientes não satisfazem os critérios de Warren para ser pessoas.

Compartilhar

Leia mais...

Sacerdote é sequestrado na Costa do Marfim

Imprimir PDF

Trata-se do diretor diocesano da Cáritas de Abidjan

 

ABIDJAN, quinta-feira, 31 de março de 2011 (ZENIT.org) - A Cáritas pede a libertação imediata do padre Richard Kissi, diretor diocesano da entidade em Abijan (Costa do Marfim), sequestrado na terça-feira por um grupo de pessoas armadas.

A secretária geral da Cáritas Internacional, Lesley-Anne Knight, afirmou que o padre Kissi “estava levando ajuda humanitária urgente, na Costa do Marfim, às pessoas afetadas pelo conflito” que explodiu depois das eleições presidenciais.

“As equipes humanitárias deveriam poder trabalhar em segurança, como se sublinhou na Convenção de Genebra.”

Também Bento XVI falou da dramática situação que se vive no país africano. Ao final da audiência de quarta-feira, o Papa fez um apelo para que haja um processo de diálogo construtivo para o bem comum.

Compartilhar

Leia mais...

China: ordenado bispo com aprovação de Roma e Pequim

Imprimir PDF

Diocese de Jiangmen estava vacante desde 2007

 

JIANGMEN, quinta-feira, 31 de março de 2011 (ZENIT.org) - Cerca de 1.500 fiéis participaram ontem, em Jiangmen, da primeira ordenação episcopal na China desde a ordenação ilícita do Pe. Joseph Guo Jincai como bispo de Chengde, em novembro passado.

O Pe. Paul Liang Jiansen, 46 anos, foi ordenado bispo de Jiangmen com a aprovação do Papa e o reconhecimento do governo, segundo informa a ‘Union of Catholic Asian News'. A ordenação episcopal foi realizada na Catedral do Imaculado Coração de Maria, em Jiangmen, na zona meridional da província de Guangdong.

As relações entre a China e o Vaticano se esfriaram no ano passado, após a ordenação episcopal ilícita de novembro e a participação forçada na VIII Assembleia de Representantes Católicos Chineses, em dezembro (ver ZENIT, 24 de novembro de 2010).

A Assembleia foi convocada para eleger os líderes das duas organizações que dirigem a Igreja Católica Nacional Chinesa, ambas sem a aprovação papal. Uma delas é a assembléia dos bispos chineses e a outra, a Associação Patriótica, o grupo que aprova todas as práticas religiosas do país.

Compartilhar

Leia mais...

Papa pede orações para que Igreja dê esperança aos jovens

Imprimir PDF

Intenções confiadas ao Apostolado da Oração para mês de abril

 

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 31 de março de 2011 (ZENIT.org) - Para o próximo mês de abril, que começa amanhã, o Papa Bento XVI pede aos fiéis que orem para que a Igreja saiba dar motivos de esperança às novas gerações.

Esta é, de fato, a proposta feita nas intenções de oração para o quarto mês do ano, contidas na carta pontifícia confiada ao Apostolado da Oração, iniciativa seguida por quase 50 milhões de pessoas, nos cinco continentes.

"Para que a Igreja saiba oferecer às novas gerações, através do anúncio crível do Evangelho, razões sempre novas de vida e de esperança", diz a intenção geral.

Cada mês, o Pontífice propõe também uma intenção missionária.

A de abril é: "Para que, com a proclamação do Evangelho e o testemunho de vida, os missionários saibam levar Cristo àqueles que ainda não o conhecem".

Compartilhar

Bento XVI, herói mangá

Imprimir PDF

Editor dos quadrinhos explica a ideia para a JMJ

 

MADRI, quarta-feira, 30 março de 2011 (ZENIT.org) - Os mangás japoneses (segmento de histórias em quadrinhos) são cada vez mais populares, independentemente da idade do leitor, mas seu interesse é notório entre jovens de todo o mundo. Por isso, nos EUA surgiu a iniciativa de contar a vida de Bento XVI em estilo mangá.

Jonathan Lin e ‘Manga Hero’, uma produtora de quadrinhos com sede em San Rafael, Califórnia, baseou duas de suas obras em cenas da Bíblia.

No mês de agosto essa editora levará a Madri um mangá muito especial, especialmente para a Jornada Mundial da Juventude.

O roteiro da história, leva o título de ‘Habemus Papam’, foi escrito por Gabrielle Gniewek, uma estudante da Universidade João Paulo II (‘JP Catholic’), em San Diego, Califórnia. Este centro acadêmico fundado em 2006 propõe encontrar modos de aproximar Cristo da cultura popular, através de diferentes formas de comunicação. Os estudantes da ‘JP Catholic’ formam-se nisso.

Compartilhar

Leia mais...