Notícias

Ética civil não pode virar as costas para ética cristã

Imprimir PDF

Arcebispo considera que essa é uma luta missionária da Igreja Católica

BELO HORIZONTE, sexta-feira, 15 de abril de 2011 (ZENIT.org) - “A porosidade da ética civil, que sustenta fluxos e dinâmicas na sociedade, pode explicar atrasos, desvarios e absurdos de cenários e condutas, e até de fatos cruéis como o massacre de crianças e adolescentes na Escola de Realengo.”

O arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, faz essa afirmação em artigo divulgado à imprensa nesta sexta-feira, num texto em que defende a contribuição da ética cristã para o desenvolvimento da ética civil.

Compartilhar

Leia mais...

Leigos: “gigante adormecido” da Igreja

Imprimir PDF

Entrevista com o professor Luis Navarro

ROMA, quinta-feira, 14 de abril de 2011 (ZENIT.org) - O futuro da Igreja depende de um despertar de seu "gigante adormecido", os leigos, segundo constatou um congresso organizado entre 7 e 8 de abril, em Roma, pela Faculdade de Direito Canônico da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, com o título "O fiel leigo: realidade e perspectiva".

Neste contexto, ZENIT entrevistou o decano desta faculdade e presidente do comitê organizador do encontro, professor Luis Navarro.

Compartilhar

Leia mais...

Catequese deve ser viva e evangelizadora, diz cardeal

Imprimir PDF

Dom José Policarpo a catequese é para toda a vida

ROMA, sexta-feira, 15 de abril de 2011 (ZENIT.org) - O cardeal-patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, enfatizou a necessidade de uma catequese “viva” e “evangelizadora” na Igreja.

O prelado fez uma conferência nessa quinta-feira no 50º Encontro Nacional de Catequese, que decorre até este sábado na Guarda. Ele falou sobre o tema ‘Catequese no contexto das prioridades pastorais da Igreja em Portugal’.

“A Catequese situa-se no âmbito do esforço da Igreja se evangelizar continuamente a si mesma, mas não pode desligar-se do dinamismo da missão evangelizadora”, disse, segundo refere ‘Agência Ecclesia’.

Compartilhar

Leia mais...

Igreja Católica e cultura, “velhos companheiros de viagem”

Imprimir PDF

Intervenção do cardeal Tauran no Conselho da Europa

O cristianismo tem um grande papel a desempenhar no âmbito cultural, afirmou o cardeal Jean-Louis Tauran, em seu discurso dessa terça-feira em Estrasburgo (França), durante a sessão de primavera da assembleia parlamentar do Conselho da Europa, em um debate sobre a dimensão religiosa do diálogo intercultural.

"A Igreja Católica e a cultura são velhos companheiros de viagem", disse o purpurado em sua intervenção, conforme relatado pelo ‘L'Osservatore Romano'.

Compartilhar

Leia mais...

Pela primeira vez um artigo de jornal entra na liturgia

Imprimir PDF

Publicados os textos do Breviário na memória do beato Lolo

Por Jesús Colina 

Pela primeira vez um artigo de jornal passou a formar parte da Liturgia das Horas, a oração da Igreja. CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 13 de abril de 2011 (ZENIT.org)

A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos aprovou que no dia 3 de novembro, memória litúrgica de Manuel Lozano Garrido, conhecido como Lolo, jornalista espanhol deficiente e cego durante anos, beatificado a 12 de junho de 2010, leia-se no Ofício de Leitura um de seus artigos jornalísticos.

Compartilhar

Leia mais...

Portugal: Renascimento social depende do espiritual e moral

Imprimir PDF

Bispo de Leiria-Fátima presidiu à peregrinação ao Santuário

FÁTIMA, segunda-feira, 11 de abril de 2011 (ZENIT.org) - O bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, considera que o renascimento social necessário para Portugal hoje depende do renascimento espiritual e moral.

O prelado presidiu nesse final de semana à peregrinação da Igreja local ao Santuário de Fátima, “coração espiritual da diocese”.

Compartilhar

Leia mais...

Católicos do Rio de Janeiro rezam pelas vítimas do atentado

Imprimir PDF

Missas são celebradas na intenção dos que sofrem as consequências

RIO DE JANEIRO, segunda-feira, 11 de abril de 2011 (ZENIT.org) - Os católicos do Rio de Janeiro rezam desde o dia 7 em todas as celebrações pelas vítimas do atentado à Escola Municipal Tasso Fragoso da Silveira, em Realengo.

A tragédia ocorreu na manhã de quinta-feira, quando Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, invadiu a escola fortemente armado e atirou contra os alunos. Ele matou 12 estudantes, feriu outros 12. Quando foi abordado pela polícia, se matou.

Compartilhar

Leia mais...