Lectio Divina - Ano C - 2018/2019

2º Domingo da Quaresma - 17 de março de 2019

| Imprimir | PDF 
TEXTO BÍBLICO: Evangelho de São Lucas 9, 28b-36
 
Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu ao monte para orar. Enquanto orava, transformou-se o seu rosto e suas vestes tornaram-se resplandecentes como a luz. E eis que falavam com Ele duas pessoas: Moisés e Elias, que apareceram envoltos em glória, e que falavam da morte dele, que se havia de cumprir em Jerusalém. Entretanto Pedro e seus companheiros tinham deixado vencer-se pelo sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens em sua companhia. Quando eles se afastaram de Jesus, Pedro disse: Mestre, é bom estarmos aqui. Podemos levantar três  tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias. Ele não sabia o que dizia. Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os encobriu com sua sombra. Os discípulos vendo-os desaparecer na nuvem, tiveram medo. Então da nuvem saiu uma voz : Este é meu Filho muito amado. Ouvi-o. E enquanto ressoava esta voz, achou-se Jesus sozinho. Os discípulos a ninguém disseram naqueles dias nada do que tinham visto.                 
                 
1 - Leitura: O que diz o texto?  
Indicações para a leitura:
Em meio a seu ministério, hoje, Jesus leva os discípulos para dar-lhes uma "antecipação" de sua glória, última. A tradição identifica como o monte Tabor. A montanha, é no Antigo Testamento, lugar das revelações divinas. Pedro, Tiago e João são os mesmos que Jesus escolheu para estar perto dele na agonia do Jardim da Oliveiras. Em ambos os momentos sentiram medo diante de situações além de seu entendimento.
Transfiguração: é assumir um aspecto diferente. O  rosto de Jesus resplandece e as vestes brancas (Moisés refletia seu rosto brilhante - a luz de Deus - quando desceu do monte com as tábuas da Lei). Aqui Jesus brilha com luz própria, de Deus, que revela o seu ser mais íntimo. Moisés e Elias: representam o Antigo Testamento, a Lei e os profetas. Jesus testemunha que é o Filho único do Pai. Traz Moisés e Elias nesta apresentação para os discípulos.
"Que bom estarmos aqui": Pedro queria prolongar a felicidade deste momento privilegiado.  A Nuvem: luminosa, lembra o Êxodo: Deus acompanhava o povo.  A Voz do Pai: Este é o meu Filho querido. Escutem-no! Como no Batismo de Jesus.  Para os judeus Escutar é Obedecer,  é voltar a pôr no coração. No Deuteronômio Escuta Israel. A voz celestial ordena escutar a Jesus
  
Outros textos para comparar: Ex 3,1-17; Mt 4,8; 5,1-2; 28, 16-20; Mc 9,2-13; Lc 9,28-36)
 
Perguntas para a leitura:
* Quais são os apóstolos que Jesus escolhe nesta passagem?
* O que viram os três apóstolos?
* Quem apareceu a Jesus? Que significa a presença deles do Antigo Testamento?
* Como se sentiu Pedro diante desta situação e o que quis fazer?
* De quem foi a voz que se escutou e o que dizia?
* O que aconteceu com os discípulos ao escutarem a voz? Como se sentiram?
* Que aconteceu quando os discípulos olharam mais uma vez?
              
2 – MEDITAÇÃO:
* Deixo que Jesus me guie, indique o caminho a seguir, onde Ele quer que eu vá? Ou prefiro outros caminhos? Quais?
* Entendo que para seguir Jesus também existem regras que devo conhecer e que grande parte destas são anunciadas no Antigo Testamento?
* Reconheço que Jesus é o Senhor da minha vida? Até onde creio Nele?
* Tenho-o como um amigo ou simplesmente busco cumprir suas "leis"?
* Reconheço-o verdadeiramente como o Messias, meu Salvador?
* Sinto-me feliz com a presença de Deus que me acompanha, ou sua presença a sinto como incômodo, um certo peso  que me  dá leis e mandamentos?
* Sou capaz de ESCUTAR e OBEDECER a Deus?
 
3 – ORAÇÃO:
A oração é resposta a Deus, que se revela por sua Palavra. Jesus nos fala hoje: Como lhe respondemos? Façamos silêncio em nosso coração. E comecemos a responder ao Senhor:
* Senhor, sinto como estes apóstolos, se te manifestas na minha vida,  me confundo?
* Tua presença me causa alegria, mas também um grande medo? Por que?
 
Senhor, sei que me amas, mas não sei quando te obedeço. Abre Senhor meu coração e minha mente para que eu possa decidir-me por seguir-te, obedecer-te e escutar-te a cada dia mais. Que eu entre neste processo de transformação para que um dia eu possa dizer como São Paulo: Já não sou eu quem vive mas é Cristo quem vive em mim. Amém!
 
4 – CONTEMPLAÇÃO:
A Transfiguração do Senhor nos leva a um diálogo com Cristo e com seus discípulos: Senhor, tu te manifestas a mim. Que eu seja capaz de reconhecer-te em todos os sinais da tua presença. Senhor ajuda-me a reconhecer-te e a amar-te a cada dia mais.  Senhor que eu te escute e obedeça. Tenho medo, ajuda-me a levantar-me para que me acompanhes.  Nada temo porque tu estás comigo.
 
5 – AÇÃO:     
Propostas pessoais: Propor-me na Quaresma a ler o evangelho de cada dia, como sinal de querer escutar a Deus, obedecer-lhe em cada momento de minha vida.
 
Propostas comunitárias
* Fazer este exercício com outras pessoas, tranquilamente e sem pressa. Leiamos os textos sugeridos e falar,  juntos, sobre o desenvolvimento do exercício.
* Propor-se alguma forma concreta para mostrar a todos que Jesus é o Senhor.
 
 
Fonte – diocese de Petrópolis
Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.