Lectio Divina - Ano B - 2017/2018

3º Domingo do Advento - Ano B - 17 de dezembro de 2017

| Imprimir | PDF 

Texto Bíblico: Evangelho de São João 1, 6-8. 19-28

Houve um homem enviado por Deus, de nome João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz... Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntar: Quem és tu? Ele confessou e não negou: Eu não sou o Cristo. E lhe perguntaram: Mas então, quem és tu? És Elias? Ele respondeu: Não sou! És o profeta? Ele respondeu: Não! Disseram-lhe então: Quem és afinal, para darmos resposta aos que nos enviaram? Que dizes de ti mesmo? Ele disse: Eu sou a voz que clama no deserto. Endireitai o caminho do Senhor, segundo diz o profeta Isaías.Os enviados eram da parte dos fariseus. Perguntaram-lhe ainda: Se não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta, por que então batizas? João respondeu: Eu batizo com água. Mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, de quem nem sou digo de desatar a correia das sandálias.Isto aconteceu em Betânia, do outro lado do rio Jordão, onde João batizava.

João, o Batista, o que batizava, é o filho de Isabel e Zacarias (Lc1, 39s). Dele seu pai disse ( 1,76s): E tu, menino serás chamado profeta do Altíssimo pois irás adiante do Senhor preparar-lhe os caminhos. E dar ao povo o conhecimento da salvação pelo perdão dos pecados. S. João no início de seu evangelho apresenta Cristo como Luz divina que ilumina todas as pessoas.

João Batista atraía as multidões como um profeta. Batizava. Daí a preocupação dos chefes religiosos sobre quem seria de fato este homem... João em sua humildade embora cumprindo missão divina de preparar a vinda do verdadeiro Salvador não se envaidece não se engana nem engana ninguém. Relembra a profecia de Isaías: eu sou a Voz. Não sou o Messias esperado. Ajudo a preparar os caminhos para o Senhor. Em sua humildade também afirma ser o servo do Senhor... Em S. Lucas 3,16 João diz: Eu os batizo com água... Ele os batizará no Espírito Santo e no fogo.

Trechos para comparar: Mt 3, 3; Mc 1, 2s; Lc 3,2s.

1- L E I T U R A - O que diz o texto?

Perguntas para a leitura

· Quem é este personagem chamado João? Que fala de si mesmo?

- Que vieram perguntar os chefes religiosos do povo? Por quê?

- Que respostas João dá a eles? Por que diz que não é um profeta?

- Que pensa de si mesmo?

· Que pede do povo? O que João manda as pessoas fazerem?

· Qual a diferença entre o batismo de João e o do Messias que virá?

· Qual é a função de João diante do povo?       

2 – MEDITAÇÃO: O que me diz o texto? O que nos diz o texto?

Perguntas para a meditação:

* Como João, sou uma voz que fala sobre Cristo como nosso Salvador?

* Se me perguntarem quem eu sou que devo responder?

* Eu sou voz de que, de quem? Como? Que faço?

* Hoje, em minha vida, família, comunidade como anuncio a presença de Jesus Messias?

* Busco ser mensageiro de Deus e preparar caminhos para que outros se encontrem com Ele?

3 – ORAÇÃO - O que digo a Deus? O que dizemos a Deus?

A oração pode estar marcada pelo compromisso de preparar os caminhos do Senhor que devemos assumir como João Batista.

Tentar com as palavras do profeta Isaías e do salmo Responsorial que lembra o hino de louvor de Maria em sua visita a Isabel (Lc1, 47s) realizar minha prece... Que o Espírito do Senhor toque minha mente e coração para ouvi-lo e atender seu pedido... Quero como Cristo e como Maria levar às pessoas, com quem convivo, minha atenção, a Palavra de Deus, a participação em suas alegrias e sofrimentos... Bendito sois, meu Senhor, por cuidares de todas as pessoas... Ajuda-me a ser assim... Que todos possam louvar-te, Senhor, pela minha atenção e acolhimento...

4 – Contemplação

Como interiorizo a mensagem? Como interiorizamos a mensagem?

Para a contemplação podemos imaginar-nos ouvindo João Batista: João, sem vaidade, sem ostentar nenhum poder, vem em nome da Luz divina (o Cristo)... É a Voz de Deus... Deus vem falar-nos... Quero fazer silêncio (de minhas atenções e preocupações...). Quero ouvir o que o Senhor tem a dizer-me... Ajuda-me, Cristo a tirar as pedras do caminho de minha vida para que o Senhor possa chega até perto de mim... Senhor, um dia fui batizado, purificado do pecado... muitas vezes perdoado de meus pecados... Obrigado porque Tu deixaste a estrada para meu coração sem tropeços... Batiza-me de novo, renova minha mente, meu coração, meus sentimentos com teu Santo Espírito...

5 – AÇÃO: Com o que me comprometo? Como o que nos comprometemos?

Propostas pessoais

· Aprender a olhar os sinais messiânicos da presença de Jesus hoje na história de nossa vida; / · Pedir a Deus a fortaleza para ser um profeta firme que não se balança diante das dificuldades.

Propostas comunitárias

· Escolher em seu grupo três profetas de "nosso tempo"; / · Pensar em grupo, quais devem ser as dez características mais visíveis dos profetas cristãos do século XXI.

 

Fonte – Diocese de Petrópolis

Compartilhar
Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2017

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.