Ano Eucarístico de Sião

“ A COMUNHÃO DESTRÓI A TENTAÇÃO DO DEMÔNIO”

| Imprimir | PDF 

“ A COMUNHÃO DESTRÓI A TENTAÇÃO DO DEMÔNIO”

“O ato de comungar apenas porque o católico vai à missa é um abuso e precisa ser corrigido. Muitas vezes, o responsável pela comunhão deve se recusar a dar a hóstia para algumas pessoas - entre elas, aquelas que foram excomungadas e as que insistem em cometer pecados graves” ― PAPA BENTO XVI

 

 Os soldados quando vão para a guerra, eles levam consigo não só as armas de combate, mas também o suprimento alimentar para terem forças e vencer o adversário, este alimento é chamado “ o pão dos fortes” (SL 77,25), na verdade nós já sabemos, que depois da consagração quando o sacerdote diz “ Hoc est corpus meum” “Tomai e comei; isto é o meu corpo” ( Mt 26,16), o pão se converte em carne de Cristo, em uma linguagem mais comum “ Corpu Cristi”,Corpo de Cristo. Santo Inácio de Antioquia que é do Século II da santa Igreja ensinava “ O pão Eucaristico é remédio de imortalidade, antídoto para não morrer” , ou como o doutor do Ocidente Santo Agostinho afirmava “ A Eucaristia é o nosso pão cotidiano. A virtude própria desse alimento divino é uma força de união que nos une ao corpo do salvador e nos faz seus membros, a fim de que nos transformemos naquilo  que recebemos...” também diz o doutor do Oriente São João Crisóstomo “ Jesus nos da o seu corpo sob a espécie de pão, a fim de nos tornarmos com ele uma coisa só”

Em um combate se desgasta muito a tropa, por esta razão antes de Jesus Cristo morrer, ele instituiu este sacramento de amor ( Lc 22,14-20), para fortalecer o seu exército e deixando organizado e fortalecido; já dizia São João Crisóstomo “ na verdade um General deixa nos mais extasiados quando, apesar de sua ausência, as tropas continuam disciplinadas”, na Igreja primitiva os cristãos “ perseveravam na doutrina dos apóstolos nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações” ( At 2,42)                                                              

Para vencermos o nosso adversário satanás, devemos resisti lo (Tg 4,7), não se pode ter medo deste leão enfurecido, pois quando comungamos o “pão dos Fortes” nos tornamos como Sansão que matava leão como se fosse um cabrito ( Jz 14,5-6), São Tomas de Aquino escreveu a respeito da comunhão que “ A comunhão destrói a tentação do demônio”. Todavia só podemos vencer o nosso oponente se estivermos revestido de Cristo ( Gl 3,27), e ai sim, poderemos dizer como São Paulo disse “ eu vivo, mas já não sou eu; é Cristo que vive em mim”( Gl 2,20)

 

Santa Tereza de Ávila foi uma mulher violenta no combate espiritual, vejamos o que ela mesma diz a esse respeito :

“Se este Senhor ( Jesus Cristo) é tão poderoso como sei e vejo; se os demônios não são senão seus escravos, como a fé não me permite duvidar, que mal podem fazer eles, se eu sou a serva deste rei e senhor? Antes por que não me sentir tão forte que seja capaz de enfrentar o inferno inteiro? Tomando a cruz as mãos me parecia que Deus me dava coragem, em breve espaço de tempo me vi tão transformada, que não teria temido sair em luta com todos os demônios, que me parecia que com aquela cruz, facilmente venceria a todos; e lhes gritava “ avancem agora! Sendo eu a serva do senhor, quero ver o que me podem fazer!”, somente esta mulher colocou legiões inteiras de demônios para correr; qual era o seu segredo espiritual? Se não o pão dos fortes, ela mesma declara “ É um pão vivo, e por ser vivo tem o poder de vivificar aqueles que o recebem”

Os homens de Deus são como uma tocha inflamada, por este “ Pão dos fortes”, por isso o inimigo não pode o resistir. São Macário foi um destes homens, ele era um dos grandes padres do deserto, teve que lutar muito contra o demônio. Em um dia o viu chegar com uma força de fogo na mão, São Macário imediatamente se humilhou junto do Senhor, e caiu a força da mão do demônio, satanás então exclamou com ira e ódio “ Escuta Macário, tu tens boas qualidades mas eu tenho mais...tu comes pouco mas eu não como nada, tu dormes pouco, mas eu nunca, tu fazes milagres, eu também faço prodígios, uma coisa só sabes fazer que eu não sei: TU SABES HUMILHAR TE!”

Compartilhar

Nossa Senhora e a Eucaristia

| Imprimir | PDF 

mariaeeucaristiaJesus se torna acessível às pessoas na comunhão

O Papa João Paulo II escreveu o documento Ecclesia de Eucharistia falando da extrema ligação de Nossa Senhora com a Eucaristia. Há um nexo profundo entre Maria Santíssima e a Eucaristia; o próprio Papa João Paulo II afirma que Ela foi o primeiro sacrário do mundo, por essa razão, Ela em tudo tem a ver com Jesus Eucarístico. A primeira coisa que o saudoso Pontífice nos recorda é que Maria não estava presente no momento da instituição da Eucaristia, na Santa Ceia, pois não era o papel dela estar lá, mas através de sua intercessão, realizou-se o milagre da transubstanciação pelo poder do Espírito Santo.

O que faz um homem ser homem? É a beleza física? A cor dos seus cabelos? O formato de sua orelha? Nada disso. O que o faz ser homem é algo que não se vê, é a alma! É a essência de alguém que o faz ser quem é. Assim, quando vemos a hóstia branca, redonda, de diversos tamanhos, não fazemos conta da essência, da substância e é isso que acontece no momento da transubstanciação, ou seja, a transformação da substância vinho e pão para Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Compartilhar

Leia mais...

Eis o mistério da Fé

| Imprimir | PDF 

acolitoEssas palavras que o sacerdote pronuncia logo após a con­sagração do pão e do vinho, resumem toda a essência da santa Missa. Ela é a celebração do mistério da fé, o ápice de toda devoção cristã.

Quem não entendeu o sentido profundo da Missa ainda não compreendeu o sentido profundo do cristianismo e da salvação que Jesus veio trazer aos homens.

A maioria dos batizados não gosta de participar da Missa. Para uns ela é apenas uma longa cerimônia; para outros, um hábito sociológico, “um peso necessário”, uma obrigação de cons­ciência ou apenas um exercício de piedade. Uns não gostam da Missa porque não gostam do padre que a celebra; outros, porque não gostam do sermão, ou porque a música não está boa, etc. E, assim, ficam apenas no acessório e se esquecem do Essencial.

A Missa é a celebração máxima da fé, porque nela o “mes­mo” Sacrifício de Cristo no Calvário se faz presente, se “atuali­za”, para que cada um de nós, pessoalmente, e em comunida­de, possa em adoração, oferecer o Cristo ao Pai, pela salvação da humanidade.

A Liturgia reza que quando celebramos a Paixão do Senhor sobre o altar, “torna-se presente a nossa redenção”.

Compartilhar

Leia mais...

Cardeal Cañizares: É recomendável comungar na boca e de joelhos

| Imprimir | PDF 

Em entrevista concedida à agência ACI Prensa, o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos  Sacramentos no Vaticano, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, assinalou que é recomendável que os católicos comunguem na boca e de joelhos.

Assim indicou o Cardeal espanhol que serve na Santa Sé como máximo responsável, depois do Papa, pela liturgia e os sacramentos na Igreja Católica, ao responder se considerava recomendável que os fiéis comunguem ou não na mão.

A resposta do Cardeal foi breve e singela: “é recomendável que os fiéis comunguem na boca e de joelhos”.

Do mesmo modo, ao responder à pergunta da ACI Prensa sobre o costume promovido pelo  Papa Bento XVI de fazer que os fiéis que recebam dele a Eucaristia o façam na boca e de joelhos, o Cardeal Cañizares disse que isso se deve “ao sentido que deve ter a comunhão, que é de adoração, de reconhecimento de Deus”.

Compartilhar

Leia mais...

Eucaristia – citações

| Imprimir | PDF 

eucaristia_12Na Eucaristia Jesus vem morar em você para ser o seu Ali­mento da caminhada, a Força contra o pecado, e para transfor­mar a sua  vida de homem em vida de filho de Deus.

Quando você Comunga o Corpo de Cristo, você se une a Ele, de fato, e se torna membro do Corpo de Cristo, unido a todos os irmãos do céu e da terra. E’ a redenção do mundo! Nunca compreenderemos totalmente a magnitude da santa Missa… Por todos esses ensinamentos da Igreja e dos Santos você pode compreender a importância da Missa, que só existe na Igreja Católica. Nela Deus guardou, há 2000 anos, este tesouro para você.

Pela Eucaristia Jesus está presente em Corpo, Alma, Divindade, na Hóstia consagrada, para ser nosso remédio e sustento. Os santos doutores da Igreja, e outros santos, nos legaram preciosos ensinamentos sobre a Eucaristia; gostaria de colocá-los diante dos seus olhos:

São João Crisóstomo: “Deu-se todo não reservando nada para si”. “Não Comungar seria o maior desprezo a Jesus que se sente “doente de amor” (Ct 2,4-5)”.

São Boaventura: “Ainda que friamente aproxime-se [para Comungar] confiando na misericórdia de Deus”.

São Francisco de Sales: “Duas espécies de pessoas devem comungar com frequência: os perfeitos para se conservarem perfeitos, e os imperfeitos para chegarem à perfeição.”

Compartilhar

Leia mais...