27 de janeiro - Santa Ângela Mérici

Hoje celebramos a vida de uma santa que soube responder com sua vida a uma necessidade de sua época. Santa Ângela nasceu em Desenzano del Guarda, no norte da Itália, em 1474, de uma família pobre, porém possuidora da maior riqueza do mundo: Jesus e Sua Igreja.

Desde pequena teve seu coração inclinado pela graça a uma vida de oração e penitência, despertadas pela leitura que fazia da vida dos santos do deserto. Ficou órfã de pai e mãe, perdeu uma irmãzinha que muito amava e, em companhia de outra fora morar na casa do tio.

Depois da morte da irmã e do tio voltou Ângela para sua cidade natal, a fim de fazer algo para educar as meninas e jovens expostas a perigos morais. Certa vez o Espírito Santo confirmou os seus passos com um sonho, que mostrava moças rodeadas de uma luz celeste, com coroas na cabeça e lírios caminhando para o Céu.

Santa Ângela, com um grupo de jovens corajosas, começou pelo resgate das moças e a santificação das famílias tão deterioradas pelos costumes pagãos da época, que não diferem tanto dos de hoje. Com o acontecer da missão e aprovação do Papa ficou claro que o trabalho da Santa e das seguidoras, chamadas de Servas de Santa Úrsula, consistia em educar a juventude feminina, sobretudo as futuras mães de família; assistência aos pobres e enfermos, buscando sempre a conservação dos bons costumes.

Implantou o trabalho na Bréscia, dez anos após sair a aprovação definitiva. Ali como fundadora morreu aos setenta e cinco anos, em 27 de janeiro de 1540 e foi canonizada, em 1807. Seu carisma perdura ainda hoje. 

 

 

Santa Ângela Mérici, rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.