26 de janeiro - São Timóteo

Hoje celebramos a vida de mais um apóstolo de Jesus e assim contemplamos a santidade de São Timóteo, discípulo de São Paulo, que ontem celebramos a conversão.

Timóteo não era judeu, pertencia ao mundo pagão e nasceu em Listra, Ásia Menor, seu pai era pagão, porém, sua mãe, judia tornou-se cristã por meio da pregação de São Paulo. São Timóteo ouvia e comprovava no dia-a-dia de sua mãe Eunice, a pessoa de Jesus, por isso com uma segunda presença de Paulo em Listra, o jovem com vinte anos começou a acompanhar o apóstolo dos gentios em suas variadas missões. Naquele período da Igreja primitiva, o santo de hoje teve de enfrentar o problema do batismo dos pagãos, tanto que foi preciso a convocação do primeiro Concílio dos apóstolos em Jerusalém, para chegarem à conclusão que, para os convertidos, é a fé em Jesus Cristo que salva e não o cumprimento da lei de Moisés.

A amizade de São Timóteo com São Paulo era tanta, que o apóstolo lhe enviou duas cartas onde encontramos as seguintes saudações: "a Timóteo, meu verdadeiro filho na fé" (cf. I Tm 1,2), e ainda na segunda epístola: "a Timóteo, meu filho bem-amado" (cf. II Tm 1,2). Foi São Paulo quem enviou o virtuoso e santo discípulo para Éfeso e, sem dúvida o sagrou bispo. A tradição afirma que Timóteo morreu mártir, logo, fiel a Jesus, dócil ao Espírito e fiel ao Pai do Céu, até o sangue e a Glória. 

 

São Timóteo, rogai por nós!

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.