25 de janeiro - Conversão de São Paulo

Hoje a Igreja festeja a conversão daquele que é chamado “o Apóstolo das Gentes”, ou seja, das Nações, não conheceu Jesus em vida, na cidade de Jerusalém ou nas estradas da Galiléia, como os Doze Apóstolos.

É o primeiro a ter tido como experiência apenas a do Ressuscitado, como a terão depois todos os cristãos. Esse judeu nascido em Tarso, na Cicília (atualmente no leste da Turquia), por volta do ano 10, séc. I da era cristã. Era de família judaica e recebeu, desde a infância, em Jerusalém, uma formação religiosa séria, conduzida pelo fariseu e rabino Gamaliel, o Ancião. Ensinamento rigoroso da Lei, e que é também cidadão romano, recebe como missão precisa ir pregar a Palavra de Deus a todos os homens: primeiro em Antioquia e na Ásia Menor, depois na Grécia e em Roma. 

Jesus, no Evangelho, certa vez, nos revelou que – por causa de um pecador que se converte – o céu entra em festa. Hoje, então comemoramos com a Igreja um destes dias, pois festejamos a grande conversão de São Paulo: "Oh Paulo, mestre dos povos, ensina-nos teu amor: correr em busca do prêmio: chegar ao Cristo Senhor."

Ele próprio se dizia da tribo de Benjamim e ao mesmo tempo cidadão romano. Pertencia à seita dos fariseus, que eram os mais fiéis às tradições judaicas.

Foi perseguidor enérgico e convicto dos cristãos. Alimentava contra os cristãos um ódio mortal, por isso encontramos no episódio narrado nos Atos dos Apóstolos o martírio de Santo Estevão: "Arrastaram-no para fora da cidade, e se puseram a apedrejá-lo. As testemunhas tinham deposto as vestes aos pés de um jovem chamado Saulo".

Temos como lenda: “que inesperadamente derrubado do cavalo”, porém, o que se sabe, pois vemos relatado é Saulo foi atingido pelo Amor de Deus, quando seis anos depois da morte de Cristo, recebe a ordem de prender os cristãos, e ao caminhar em direção a Damasco e nos diz a Sagrada Escritura: "De repente, uma luz vinda do céu o envolveu com o seu brilho. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saulo, Saulo, por que me persegues? ' - 'Quem és Tu, Senhor? ' Perguntou ele. - 'Eu sou Jesus, é a mim que persegues'" (Atos 9,4-5). Depois deste encontro pessoal com o Ressuscitado, os acontecimentos e experiências de Deus foram tantas na vida de Saulo que ele tornou-se o apóstolo dos gentios, coluna da Igreja e "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus" (Ef 1, 1).

A realidade que cantamos e rezamos nas Laudes deste dia é o resultado concreto da “Mão Direita do Pai”, que transformou o coração de Saulo perseguidor, que convertido, e cujo nome também foi modificado para Paulo, se tornou seguidor e grande apóstolo do Cristianismo.

Segundo a tradição cristã Paulo foi decapitado Roma durante o reino do imperador Nero em meados dos anos 60 na Abadia das Três Fontes.


São Paulo, rogai pela nossa conversão!

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.