Santo Atanásio - 02 de maio -

Hoje a Igreja celebra a vida de um homem que nasceu em Alexandria, Egito, em 296. Dotado de inteligência raríssima, fez rápidos progressos nas ciências.

Em 325, aconteceu primeiro Concílio Ecumênico, em Nicéia, para definir a doutrina autêntica contra a heresia tão capciosa dos arianos que fazia de Jesus uma criatura inferior ao Pai. Atanásio participou do Concílio, na qualidade de assessor do seu bispo, embora fosse somente diácono.

O arianismo foi condenado e deu-se a definição solene do credo, que nós rezamos até hoje. A atuação de Atanásio foi empolgante pela lucidez de sua doutrina e pela argumentação bíblica apresentada. Os erros dos arianos foram por ele refutados com tanto brilho, clareza e evidência, o que causou admiração em todos.

Foi o sucessor do bispo de Alexandria, embora tivesse apenas 31 anos. Dirigiu a Igreja de Alexandria por 46 anos, através de muito sofrimento e perseguição. Os arianos não lhe deram descanso, que, com o apoio do imperador, espalharam baixas calúnias contra ele, que por cinco vezes teve que fugir de sua sede episcopal.

Refugiou-se no deserto onde conheceu e conviveu com o grande Santo Antão. Durante cinco anos ficou escondido, durante o dia, no túmulo do Pai, saindo à noite para dirigir sua igreja, consolar seus fiéis. Foi firme e inquebrantável com seus numerosos escritos, manteve viva a fé no Verbo Encarnado.

Faleceu pranteado por toda a igreja, aos 77 anos. Foi reconhecido como Doutor da Igreja.

 

Santo Atanásio...rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.