Santa Faustina, a eleita de Jesus para divulgar a Sua Divina e Eterna Misericórdia

 A história tão humana e tão singela da religiosa que Deus chamou para entregar ao mundo o Terço da Misericórdia e uma especialíssima devoção

Quando Jesus apareceu para Santa Faustina Kowalska, afirmou-lhe:

“Eu defendo durante toda a vida as almas que divulgam o culto da Minha Misericórdia, assim como a mãe carinhosa defende o seu filhinho. E, na hora da morte, não serei para elas Juiz, mas sim Salvador misericordioso”.

Jesus também revelou a Santa Faustina o Seu desejo de que fosse instituída pela Igreja a Festa da Divina Misericórdia, a devoção à Divina Misericórdia e a imagem de Jesus Misericordioso.

Quem foi Santa Faustina Kowalska

 

 

Ela nasceu em 1905, na Polônia, numa família pobre. Ajudava nas tarefas de casa, na faxina, no preparo das refeições, na ordenha das vacas e no cuidado dos irmãozinhos. Só pôde frequentar a escola durante três trimestres, porque, devido às restrições econômicas, todos os alunos mais velhos tiveram que ceder seu lugar às crianças mais novas. Apesar da boa filha que sempre foi, Faustina quis beijar as mãos dos seus pais, no dia em que fez a Primeira Comunhão, para demonstrar arrependimento e pedir desculpas pelas vezes em que julgava tê-los ofendido.

 

Aos 15 anos foi trabalhar como empregada doméstica, mas passou a sentir com mais veemência a vocação religiosa, à qual, no entanto, seus pais se opuseram. Foi quando Faustina começou a se entregar às vaidades do mundo e a tentar ignorar o chamado que sentia. Mas a voz de Jesus se tornava cada vez mais intensa, até pedir que ela deixasse tudo e fosse a Varsóvia para entrar no convento. Faustina obedeceu e chegou à capital da Polônia levando somente um vestido.

Um sacerdote conseguiu hospedá-la na casa de uma família da paróquia enquanto a jovem visitava vários conventos, sem conseguir entrar em nenhum. Finalmente, foi recebida na congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia – mas, poucas semanas depois, experimentou a tentação de abandonar o convento.

A visão de Jesus

Nesse contexto, teve a primeira visão de Jesus, cujo rosto se mostrava agredido e coberto de chagas.

– Jesus, quem te feriu tanto?

– Esta é a dor que me causarias se deixasses este convento. Foi para cá que Eu te chamei, não para outro. E tenho para ti muitas graças preparadas.

A mulher simples, humana, piedosa e esforçada, que sentia como qualquer pessoa os medos e a tentação de desistir, também era alegre e prestativa.

Jesus lhe apareceu várias vezes, enfatizando o Seu Amor misericordioso infinito pela humanidade e lhe concedendo graças como os estigmas ocultos, o dom de profecia, algumas revelações e o Terço da Divina Misericórdia. Santa Faustina chegou a escrever:

“Nem as graças, nem as revelações, nem os êxtases, nem nenhum outro dom concedido à alma a tornam perfeita, mas sim a comunhão interior com Deus… Minha santidade e perfeição consistem na íntima união da minha vontade com a Vontade de Deus”.

A morte e a canonização

Em 5 de outubro de 1938, depois de abraçar com grande paciência prolongados e dolorosos sofrimentos físicos e espirituais, Santa Faustinapartiu deste mundo para o Abraço Eterno do Pai.

Seu compatriota São João Paulo II a canonizou no Jubileu do Ano 2000 e estabeleceu o segundo domingo da Páscoa como o “Domingo da Divina Misericórdia”.

Na primeira imagem que ilustra este artigo, podemos ver as imagens de Santa Faustina e de São João Paulo II junto à de Jesus Misericordioso.

O Terço da Divina Misericórdia

Jesus ensinou a Santa Faustina o Terço da Misericórdia e pediu que o espalhasse pelo mundo. Ele é uma fonte de graça e de misericórdia, especialmente para os moribundos.

Como rezar o terço da Divina Misericórdia?

Entenda o poder destas palavras: "Pela sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro!"

Jesus ensinou a Santa Faustina o Terço da Misericórdia e pediu que ela o espalhasse pelo mundo; graças a Deus, essa devoção se espalhou: é uma fonte de graça e de misericórdia, especialmente para os moribundos.

Segundo o Diário de Santa Faustina, ela escreveu após uma visão em 13 de setembro de 1935:

“Eu vi um anjo, o executor da cólera de Deus […] a ponto de atingir a terra […] Eu comecei a implorar intensamente a Deus pelo mundo, com palavras que ouvia interiormente. À medida em que assim rezava, vi que o anjo ficava desamparado, e não mais podia executar a justa punição […]”.

Como rezar

No dia seguinte, uma voz interior lhe ensinou esta oração nas contas do rosário:

1 – Primeiro reze um ‘Pai Nosso’, uma ‘Ave Maria’, e o ‘Credo’.

2 – Então, nas contas maiores, diga as seguintes palavras:

“Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro”.

3 – Nas contas menores, diga as seguintes palavras:

“Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro”.

4 – Conclua dizendo estas palavras três vezes:

“Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro”.

A promessa de Jesus

Mais tarde, Jesus disse à Irmã Faustina:

Pela recitação desse Terço agrada-me dar tudo que Me pedem. Quando o recitarem os pecadores empedernidos, encherei suas almas de paz, e a hora da morte deles será feliz“.

“Escreve isto para as almas atribuladas: Quando a alma vê e reconhece a gravidade dos seus pecados, quando se desvenda diante dos seus olhos todo o abismo da miséria em que mergulhou, que não desespere, mas se lance com confiança nos braços da minha Misericórdia, como uma criança nos braços da mãe querida. Estas almas têm sobre meu Coração misericordioso um direito de precedência. Dize que nenhuma alma que tenha recorrido a minha Misericórdia se decepcionou nem experimentou vexame […]”.

“[…] Quando rezarem este Terço junto aos agonizantes, Eu me colocarei entre o Pai e a alma agonizante, não como justo Juiz, mas como Salvador misericordioso”.

Fonte – Aleteia - https://pt.aleteia.org/2015/04/10/como-rezar-o-terco-da-divina-misericordia/

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.