3 coisas que precisamos dizer em nossas amizades para fazê-las durar

 

Os amigos são um dos grandes presentes da vida, por isso vale a pena saber como ajudá-los a florescer

Nos últimos meses, algumas das minhas amizades terminaram. Embora possa ser fácil atribuir isso a mudanças em nossas estações da vida ou simplesmente seguir em direções diferentes, ainda há um sentimento persistente de que a amizade desmoronou ou precisava de reconciliação. Eu sei que havia coisas não ditas pelas duas partes e talvez se essas coisas fossem ditas antes, nós ainda seríamos amigos hoje.

Alguns de nós naturalmente fazemos amigos e alguns de nós lutamos para fazer amigos, mas quando encontramos “nossas” pessoas, queremos mantê-las por toda a vida. E nós podemos, quando cada parte coloca um esforço. Aqui estão algumas coisas que eu acredito que a maioria de nós tem dificuldade em dizer aos nossos amigos e se pudéssemos dizer, nossas amizades prosperariam e durariam mais tempo. 

Falar nossos verdadeiros sentimentos  

Se um amigo disser algo que nos ofende, nós o ignoramos como se nada tivesse acontecido, ou esperamos que eles saibam que disseram algo ofensivo e peçam perdão. Quando eles não têm essa epifania, podemos nos ressentir, deixar que esses sentimentos cresçam, e então, um dia, soltamos isso ou ficamos em silêncio. 

Não dizer certas coisas é sábio, mas é apenas sábio quando você pode realmente deixar os problemas irem embora. Construir internamente uma guerra contra o seu amigo nunca resultará em bons resultados, e por isso é importante dizer como você se sente. 

Quando você fala sobre as dificuldades, o que poderia parecer ofensivo é frequentemente revelado como um mal-entendido. Às vezes a outra pessoa tinha intenções diferentes do que você entendeu. Não há razão para pisar em ovos com amigos, porque a amizade deve ser baseada em confiança e boa vontade.

Admitir quando estamos machucados 

Em muitas ocasiões, as amizades terminam porque uma parte – ou todas as partes – sentem-se magoadas, mas ninguém quer se identificar ou falar sobre isso até semanas ou meses depois.

Em um recente dilema com uma amiga, que foi reconciliado, minha amiga ficou ferida por algo que eu publiquei nas redes sociais. No entanto, ao invés de comunicar isso para mim, ela escolheu comunicar isso ao nosso grupo de amigos. Depois de intermináveis ​​telefonemas e mensagens de texto, desisti de tentar descobrir o que estava errado. Meses depois, um dos nossos amigos me contou o problema e depois de ouvir isso, me magoei. Imediatamente pedi desculpas à minha amiga e ela me perdoou, mas a mágoa permaneceu porque demorou tanto para discutir o mal-entendido e não houve nenhuma tentativa de sua parte antes de discutir o problema.

Ninguém gosta de ser ferido, seja por amigos, cônjuge ou um membro da família. Podemos aceitar muitas coisas, mas a mágoa não é uma delas. Além disso, a sua capacidade de nos magoar significa que, em algum momento, ficamos vulneráveis, nós confiamos neles e quando eles nos ferem, naturalmente continuamos na defesa.

Além disso, como não gostamos de nos sentir magoados ou vulneráveis, nem sempre comunicamos esses sentimentos específicos. Consequentemente, meses se passam antes de falarmos com alguém, porque nos alimentamos dessa dor.

A melhor coisa que podemos fazer um pelo outro em nossas amizades é manter as linhas de comunicação abertas. Embora seja mais fácil falar do que fazer, sempre deixe que seus amigos saibam que é exatamente porque você é amigo que você pode se sentir livre para ser franco, honesto e vulnerável. 

Comunicar nossas necessidades 

Muita falta de comunicação ou extinção de amizades acontece quando as coisas mudam em nossas vidas ou mudamos de opinião. Se você e sua amiga costumam fazer piadas sobre John, mas agora sua melhor amiga é casada com John, obviamente você não vai continuar essa linha de bate papo.

Mas, e as coisas menos óbvias? Por exemplo, digamos que você perdeu o pai ou a mãe e agora sua nova expectativa é que seus amigos a visitem com mais frequência para ver como você está?

Sabemos que nossas necessidades são importantes, e também devemos conhecer as necessidades de nossos amigos, mas, para isso, precisamos nos comunicar uns com os outros. Compartilhar nossas necessidades não nos torna fracos, simplesmente nos torna vulneráveis, e a vulnerabilidade é necessária em qualquer relacionamento que desejamos que dure.

Temos que chegar ao coração dos nossos problemas de amizade. Se dois amigos não podem falar um com o outro, eles são realmente amigos? Se pudermos compartilhar sobre as pessoas que estamos namorando, o livro que acabamos de ler, mas não podemos compartilhar que estamos sofrendo ou que precisamos de um pouco mais de atenção nesta temporada de nossas vidas, deveríamos realmente estar chamando essas pessoas de nossos amigos? Vamos nos esforçar para colocar um pouco mais de verdade e comunicação honesta em todas as nossas amizades. 

 

Fonte – Aleteia - https://pt.aleteia.org/2018/05/14/3-coisas-que-precisamos-dizer-em-nossas-amizades-para-faze-las-durar/

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.