Coração de Sião - Agosto de 2017

“FUI EU QUE VOS ESCOLHI …” 

Estamos em agosto, a Comunidade Católica Sião celebra 23 anos de vida e serviço à Igreja, através dos vários apostolados.

Este mês também é dedicado pela Igreja, às vocações. Ela dedica e celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. E nos chama a fazer uma reflexão e rezar pelas vocações e ministérios, de forma a pedirmos a Deus, de modo especial, sacerdotes que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja.

Instituído na 19ª Assembleia Geral da CNBB em 1981, o Mês Vocacional tem como objetivo conscientizar as comunidades da responsabilidade que elas compartilham no processo vocacional. Presente na maioria das paróquias, a Pastoral Vocacional tem buscado celebrar este mês com animação e criatividade, tendo sempre por fim, suscitar novas vocações.

Neste período, em cada domingo somos chamados a refletir e celebrar uma determinada vocação da seguinte forma: primeiro Domingo: Vocações Sacerdotais – Dia do Padre; segundo Domingo: Vocação Familiar – Dia dos Pais; terceiro Domingo: Vocações Religiosas – Dia da Vida Religiosa; quarto Domingo: Vocações Leigas – Dia dos Ministérios Leigos. O Dia do Catequista é celebrado nos anos em que o mês de agosto possui cinco domingos.

A Igreja nos ensina que Deus tem um chamado para cada pessoa, ou seja, uma vocação, que pode ser para a vida religiosa, sacerdotal ou leiga.

Quando falamos em vocação em nossos dias, as pessoas se assustam. Todos procuram a felicidade, porém o homem só se realiza e é feliz, quando vive aquilo para o qual foi criado. Se vivemos ou fazemos muitas coisas e não nos realizamos, é porque estamos fora da nossa vocação, estamos fora do plano de Deus para nós.

"Responder ao chamado de Deus é sempre uma aventura, porém Deus merece este risco". (Edith Stein) 

“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi…” (Jo 15,16). É bom observarmos o que nos diz este versículo do evangelho de São João, pois nele vemos e temos que reconhecer que uma vocação verdadeira não acontece por um acaso, mas sim por um chamado de Deus. Este chamado, quando respondido com sinceridade e responsabilidade, gera felicidade para aquele que responde, quanto para aqueles a quem este for enviado.

Exemplo disto é Maria que ao dizer “Sim” ao anuncio do anjo Gabriel, saiu repleta de felicidade para a casa de Isabel e lá, ao ser saudada, respondeu: "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador..." (cf. Lc 1 46-47) 


INTENÇÕES DO MÊS

 

Neste mês de agosto, unidos ao Papa Francisco e a toda a Igreja, coloquemos como intenção das nossas orações:

“Os artistas do nosso tempo, para que, através das obras do seu engenho, ajudem todas as pessoas a descobrir a beleza da criação”.”

E também, “para que, saindo de nós mesmos, saibamos fazer-nos próximos daqueles que se encontram nas periferias das relações humanas e sociais”. 

Peçamos também ao Senhor, neste mês vocacional, que envie operários para sua Messe. Que Ele suscite vocações sacerdotais, religiosas e leigas consagradas.

Sagrado Coração de Jesus, nós esperamos e confiamos em Vós!


REZEMOS

Rezemos pela nossa e todas as vocações:

Meu bom amigo Jesus: eu acredito na Tua divindade.

Sei que tens um chamado, uma VOCAÇÃO especial para mim.

Sei que sou precioso aos Teus olhos e muito amado pelo Pai.

Sei que teu plano para minha vida é algo maravilhoso, que ultrapassa os meus desejos humanos limitados.

Sei que se eu abraçar este Teu Projeto, minha vida ganhará sentido, minha personalidade será restaurada plenamente à Tua imagem e semelhança.

Serei então um instrumento nas tuas mãos.

É o Senhor mesmo que me dá a coragem e a docilidade de que precisarei para abraçar esta vocação e perseverar nela até o fim, sem desanimar.

Desde já, obrigado Senhor.

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso!

Façamos nossa profissão de fé rezando o Credo.

1 Pai Nosso; 1 Ave Maria; 1 Glória.

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.