Coração de Sião - Outubro de 2016

“Maria, presença Misericordiosa!”

Chegamos ao mês de outubro, mês das missões e do Santo Rosário, neste ano da misericórdia!

No contexto deste ano, nos meses maio e agora outubro "o pensamento volta-se agora para a Mãe da Misericórdia. A doçura do seu olhar nos acompanha neste Ano Santo, para podermos todos nós redescobrir a alegria da ternura de Deus. Ninguém, como Maria, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem. Na sua vida, tudo foi plasmado pela presença da misericórdia feita carne. A Mãe do Crucificado Ressuscitado entrou no santuário da misericórdia divina, porque participou intimamente no mistério do seu amor". (Papa Francisco - Misericordiae Vultus)

Mas o que é misericórdia? Porque  Maria é chamada de mãe da misericórdia?

Misericórdia é sentimento de dor e solidariedade, compaixão, piedade. O ato concreto dessa manifestação, desse sentimento, é o perdão, a indulgência, a graça, a clemência, é também a exclamação de alguém que pede que o livrem do castigo, de ato de violência, ou da morte.

Maria tem inteira relação entre a misericórdia divina e a pratica da misericórdia.

“Maria é a pessoa que conhece mais a fundo o mistério da misericórdia divina”. (Dives Misericórdia n° 9 - São João Paulo II)

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que quando rezamos a Ave Maria e dizemos: “rogai por nós pecadores”, estamos recorrendo a mãe da misericórdia.

Também rezamos: “Salve Rainha, mãe de misericórdia”, invocação que teve inicio com o bispo Ademar de Le Puy em 1098, que destacava o olhar materno de Maria "esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei"

Esse título de Mãe da misericórdia foi dado por santo Odão em 942, quando Maria apareceu em sonho a ele e disse: "Eu sou a mãe da misericórdia".

Em Vilna, Lituânia desde 1522 é venerado um ícone da mãe da misericórdia.

A Mãe da misericórdia é a padroeira da congregação de Santa Faustina, e ela nos ensina que a centralidade da divina misericórdia para a fé e a vida da Igreja passa por Maria, mãe da misericórdia.

Maria é a mulher que experimentou de modo único a misericórdia, pois está a envolveu desde a sua Imaculada Conceição, passando pela Anunciação, como discípula de seu Filho, até sua paixão, morte, ressurreição, glorificação e ainda no Pentecostes.

Mãe da misericórdia é um dos maiores títulos de Nossa Senhora, pois a misericórdia é uma virtude da vontade, espiritualidade, prestar socorro, é a manifestação do poder e da bondade de Deus.

Os Evangelhos nos mostram os atos de misericórdia de Maria: Anunciação - ela é a mãe que gerou a misericórdia divina encarnada. No Magnificat - é a profetisa que exalta a misericórdia de Deus (Sua misericórdia de estende de geração em geração. Acolheu Israel seu servo, lembrado de sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade para sempre). Em Caná - é a intercessora incansável do povo de Deus, ela roga pelos esposos em Caná, mas continua a rogar e a alcançar-nos os dons da salvação eterna praticando assim a misericórdia sobre os pecadores.

Ela é enfim a apostola incansável da misericórdia divina, pois visita seus filhos neste mundo, convidando-os a se aproximarem mais de Deus! (Em Lourdes, Fátima, Guadalupe, Salette...)

Fonte - Texto por Marcelle Athayde Guimarães Bacelar - Consagrada de Aliança - Comunidade Sião


INTENÇÕES DO MÊS

Neste mês das Missões e do Santo Rosário, peçamos ao Senhor que mais homens e mulheres, batizados, movidos pelo Espírito Santo possam assumir o mandato de Jesus -”Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”. (cf. Mc 16, 15)

Vamos nos unir também ao Santo Padre, em suas intenções pela evangelização, para que a Jornada Missionária Mundial renove em todas as comunidades cristãs a alegria e a responsabilidade de anunciar o Evangelho. E ainda pelos Jornalistas, para que os jornalistas, no desempenho da sua profissão, sejam sempre animados pelo respeito pela verdade e por um forte sentido ético.

Coloquemos também como intenção a conversão de todos os pecadores.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS

Rezemos - Deus nosso Pai, deste a inteligência aos teus filhos para que desenvolvessem no mundo melhores condições de vida.

Pelos jornalistas - “A técnica favorece hoje melhores meios de comunicação, a difusão das notícias e de experiências de vida. Toca o coração dos jornalistas, para que transmitam a verdade sem interferências dos interesses mesquinhos de maus políticos e de uma economia sem ética”.

Pelos missionários e por todas as iniciativas missionárias e pastorais - “Espírito de Deus dispõe os nossos corações e nossa mente para abraçarmos com alegria e ardor apostólico o Plano Pastoral de nossa Diocese,em união com toda a Igreja Católica do Brasil.

Queremos ver Jesus, Caminho, Verdade e Vida, o Filho de Deus que se fez homem para nossa salvação.

Queremos acolher e comunicar a presença de Cristo que transforma a nossa vida, que nos toca por meio da comunhão fraterna, e nos envia em missão ao encontro de todos, anunciando a Sua Presença, fonte de justiça,de solidariedade e de paz.

Assim avançaremos para as águas mais profundas da santidade, da comunhão e da missão, sustentados pela força do Espírito e pela presença do Senhor na Eucaristia.

Que Maria Santíssima, Estrela da Evangelização, nos ajude e acompanhe em todos os momentos desta caminhada apostólica”.

Jesus manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao teu!

Reze: Pai nosso, Ave Maria, Glória.


Fonte - Oração Plano Pastoral - Diocese de Petrópolis

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.