Coração de Sião - Outubro de 2015

FAMÍLIA, CÉLULA FUNDAMENTAL DA SOCIEDADE.

Neste mês, tem início uma das mais belas estações do ano, a primavera. Nesta, árvores florescem, a natureza fica colorida e nós nos admiramos com a beleza da criação.

Tudo o que Deus criou é perfeito. “Deus viu que isso era bom” (cf. Gn 1, 25).

O homem e a mulher são a parte principal da criação, pois "Deus disse: ‘Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra’. Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher. Deus os abençoou: ‘Frutificai, disse ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.’ Deus disse: ‘Eis que eu vos dou toda a erva que dá semente sobre a terra, e todas as árvores frutíferas que contêm em si mesmas a sua semente, para que vos sirvam de alimento. E a todos os animais da terra, a todas as aves dos céus, a tudo o que se arrasta sobre a terra, e em que haja sopro de vida, eu dou toda erva verde por alimento.’”. (cf. Gn 1,26-30).

Contemplando toda a sua criação após criar o homem e a mulher, disse Deus que “tudo era muito bom” (cf. Gn 1,31).

O homem e a mulher foram capacitados por Deus para serem continuadores da criação, através da família, que também é projeto Dele, pois “criou-os à sua imagem e semelhança” (Gn 1, 27) e ao criá-los, determinou: “frutificai, disse Ele, e multiplicai-vos” (cf. Gn 1, 28) e ainda “o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne”. (Gênesis 2, 24).

Neste ano, o mês de outubro, será marcado pela realização do 14° Sínodo dos Bispos, de 4 a 25 de outubro de 2015, com o tema "A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo". A família “célula fundamental da sociedade humana", como nos dizia São João Paulo II. As inesquecíveis palavras do papa João Paulo II ecoou na boca do papa Francisco, quando, na breve intervenção iniciou o consistório extraordinário, na Sala do Sínodo, no Vaticano, para refletir sobre o tema da família.

Em 2013 foi elaborado um documento preparatório para o Sínodo com o tema: “Os desafios pastorais sobre a Família no contexto da Evangelização”. Este pede atenção sobre o projeto criador de Deus dizendo: “A beleza da mensagem bíblica sobre a família tem a sua raiz na criação do homem e da mulher, ambos criados à imagem e semelhança de Deus (cf. Gn 1, 24-31; 2, 4b-25). Ligados por um vínculo sacramental indissolúvel, os esposos vivem a beleza do amor, da paternidade, da maternidade e da dignidade suprema de participar deste modo na obra criadora de Deus. No dom do fruto da sua união, eles assumem a responsabilidade do crescimento e da educação de outras pessoas, para o futuro do gênero humano. Através da procriação, o homem e a mulher realizam na fé a vocação de ser colaboradores de Deus na preservação da criação e no desenvolvimento da família humana”.


INTENÇÕES DO MÊS

Neste mês de outubro, unidos ao Papa Francisco e a toda a Igreja, coloquemos como intenção das nossas orações:

O 14° Sínodo dos Bispos sobre a Família e também por todos os que irão participar.

E ainda, pelo tráfico de pessoas, para que seja erradicada esta forma moderna de escravidão.

Pela EvangelizaçãoMissão na Ásia, para que, com espírito missionário, as comunidades cristãs do continente asiático anunciem o Evangelho a todos aqueles que ainda não o conhecem.

E como outubro é um mês dedicado às Missões e ao Santo Rosário, peçamos ao Senhor que mais cristãos possam assumir a partir da graça batismal, a responsabilidade de anunciar o Evangelho, colocando através da recitação do Santo Rosário toda ação missionária da Igreja sob a intercessão de nossa querida Mãe, Maria Santíssima.

Sagrado Coração de Jesus, eu espero e confio em Vós!


REZEMOS 

Rezemos pelas intenções do mês, acima apresentadas, com a oração pelo Sínodo:

“Jesus, Maria e José, em vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor e, com confiança, nos voltamos para vós. Sagrada Família de Nazaré, fazei com que nossas famílias sejam lugares de comunhão e cenáculos de oração, autênticas escolas do Evangelho e pequenas Igrejas domésticas. Sagrada Família de Nazaré, que nas famílias nunca haja violência, fechamento ou divisão, que os que foram feridos ou escandalizados sejam consolados e curados. Sagrada Família de Nazaré, nós vos suplicamos que, por ocasião do próximo Sínodo dos Bispos, se reacenda em todos, a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, e da sua beleza no projeto de Deus. Jesus, Maria e José, ouvi e atendei a nossa súplica”.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós!  

Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Teu!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.