Livro - Coroa do Advento

Comentário
Coroa de Advento. É um costume que hoje se encontra quase por toda parte: nas famílias, em grupos e nas igrejas.

O autor livro Coroa de Advento, Frei Alberto Bechäuser, apresenta a história, simbolismo e celebrações, além de apresentar propostas de celebrações em casas de família e em grupos, quer ajudar a aprofundar o simbolismo da Coroa de Advento em geral e de seus elementos, sobretudo, da coroa e das velas.

Pelo fato de se tratar de uma linguagem simbólica, a Coroa de Advento e seus elementos podem ser interpretados de diversas formas. Estamos diante de uma linguagem aberta, sempre em evolução. Podemos, pois, interpretá-Ia na nossa realidade climática, cultural e eclesial. Desde sua origem, a celebração da Coroa de Advento possui um forte apelo de compromisso social, de promoção das pessoas pobres e marginalizadas. Trata-se de acolher e cuidar da vida onde quer que esteja ameaçada.

O círculo - A coroa tem a forma de círculo. Este é símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história. A coroa, desde a Antigüidade, é símbolo de vitória e do prêmio pela vitória. Por isso, ela é usada em festas de triunfo, nas celebrações de vitória.

Os ramos verdes - Os ramos verdes que enfeitam o círculo costumam ser de abeto ou de pinus, como a nossa araucária. Entre nós também de ciprestes. É símbolo nórdico. O pinus não perde as folhas no inverno. É, pois, sinal de persistência, de esperança, de imortalidade, de vitória sobre a morte. O verde é sempre símbolo de esperança.

As velas - Quanta discussão sobre a cor das velas! No início do uso da Coroa de Advento tratava-se simplesmente de velas ou de velas coloridas, e pronto. O importante era a coroa de luzes. As quatro velas indicam as quatro semanas do Tempo do Advento, as quatro fases da História da Salvação preparando a vinda do Salvador, os quatro pontos cardeais, a Cruz de Cristo, o Sol da Salvação, que ilumina o mundo envolto em trevas.

Índice
Introdução, 7
1. Origem e história da Coroa de Advento, 11

2. Uso da Coroa de Advento, 17

3. Simbolismo da Coroa de Advento, 19

(O círculo; Os ramos verdes; As velas)

4. Uso da Coroa de Advento na Missa, 25

5. Celebrações da Coroa do Advento, 31

5.1. Celebrações em grupos ou em comunidades, 31 (Quatro celebrações)

5.2. Celebrações em família, 78 (Quatro celebrações)

Apêndice de cantos, 101

 

Este livro podem ser encomendados através do e-mail  Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

fonte - http://www.itf.org.br/publicacoes/coroa-de-advento-historia-simbolismo-e-celebracoes

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2018

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.