A caminho dos dezesseis...

 

Estamos em 2010, Sião com 15 anos de vida, a caminho dos 16, e o querer do Senhor vai tomando forma. A cada ano, ao nos aproximarmos do mês de agosto, relembramos o início, como tudo aconteceu: a experiência vivenciada no Ministério de Música Israel, na Paróquia de Sant’ Anna e São Joaquim, em Petrópolis; de como o Senhor separou seis membros desse ministério e os chamou para da inicio a uma experiência de comunidade – canonicamente chamada Associação Privada de Fiéis Leigos.

Esse chamado se desenvolveu, num primeiro momento, através de uma reunião semanal, para rezar e ouvir o Senhor. Assim aconteceu a partir do dia 12 de agosto, uma sexta-feira, quando tudo teve inicio.

Durante pouco mais de um ano, mês após mês, quase todas as sextas-feiras, acontecerão às reuniões, em que estavam os seis escolhidos – depois, cinco. Nesses dias, em momentos de forte oração e partilha o Senhor foi se revelando, e revelando o projeto que desejava que fosse desenvolvido. 

Nesse tempo, o Senhor revelou o carisma, a missão, a vocação, o nome, o sinal de tudo o mais. Não parou nesse primeiro ano! Até hoje, ele nos vai mostrando o caminho que devemos percorrer. 

Desde o inicio, já no período do Ministério de Música, Jesus nos levou a seguir a Igreja, num todo, primeiramente através da música e da formação dos músicos da paróquia, em seguida da Diocese.

Com o passar dos anos, identificamos que o carisma a nós confiado era muito, mas abrangente! O Espírito Santo foi despertando em nossos corações obras de evangelização, apostolado com a juventude, com famílias, ações litúrgicas e evangelizadoras para gerar recursos para manutenção de obra e daqueles que se colocaram totalmente a serviço da Comunidade.

Em nossos informativos, e também em nossa página na internet ( www.comunidadesiao.com.br ), iremos apresentar cada uma das atividades que hoje desenvolvemos.

Passamos por diversas fases; muitos participarão da construção dessa obra. Tivemos a oportunidade de passar pelo pastoreiro de três Bispos, e cada um foi importante, pois sentimos através deles a ação do Espírito de Deus. Hoje, percebemos isso com muita clareza.

A fundação aconteceu no período de dom José Fernando Veloso, mas foi Dom José Carlos de Lima Vaz que nos concedeu o decreto que autorizando utilizarmos o nome de Associação Católica.

Hoje , sob o báculo e Dom Felippo Santoro, de quem recebemos a aprovação de nossos estatutos, continuamos, servindo a igreja: no Plano Pastoral de conjunto, através da Missão Popular, participando do núcleo missionário da Diocese e da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário; na União das Novas comunidades, no CPD – Conselho Pastoral Diocesano; na formação litúrgica da música; na pastoral da juventude; auxiliando, enfim, as paróquias que nos solicitam.

Fomos chamados desde o inicio para servir a igreja; a princípio na Paróquia de Sant’ Anna e São Joaquim , em Cascatinha, onde a Comunidade teve início, e da qual nos desvinculamos por um mandato do Senhor, para que pudéssemos ir adiante, servir não apenas a uma paróquia, mas a todas aquelas a que o Senhor quiser nos enviar, nos diversos apostolados.

Temos certeza de que o Senhor quer muito mais, conscientes de que fazemos parte de uma igreja que é missionária e que ainda existe muitos que precisão ser formados, para que possam fazer uma experiência profunda com Jesus Cristo.

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.