Filme: À Prova de Fogo

No trabalho o bombeiro Caleb Holt (Kirk Cameron) é um profissional que cumpre com todos os princípios, sendo um deles nunca deixar um companheiro para trás numa situação de perigo. Já em sua casa, ao lado da esposa Catherine (Erin Bethea), as coisa são bem diferentes. Caleb é um marido ausente e depois de sete anos de união o relacionamento está chegando ao fim. O pai de Caleb pede então que ele inicie uma experiência de 40 dias, denominada "O desafio do amor", na tentativa de salvar o casamento.

A Prova de Fogo é uma história sobre fidelidade, amor e companheirismo. É a história do capitão do corpo de bombeiros Caleb Holt. Um profissional exemplar, porém com muitas dificuldades em seu casamento. Quando Catherine após mais uma discussão, pede o divórcio, Caleb decide se aconselhar com seu pai, que lhe propõe um desafio de 40 dias (através do livro diário O Desafio de Amar), a fim de salvar o seu casamento. Caleb faz um propósito e decide transformar o relacionamento com sua esposa, tendo seu pai atuando como coach. Podemos ver a partir dai o acordo da meta, o método, a força, o apoio, o socorro nos momentos difíceis e o amor incondicional.

A capacidade de superação a partir do reconhecimento de seus erros e suas limitações fazem com que Caleb inicie uma mudança pessoal íntima que se processa com esforço e dedicação. A importância do amparo de seu pai nos momentos difíceis, quando sua imaturidade é evidenciada. O cultivo do amor, com pequenas atitudes no dia a dia.

 

Em meio a esse processo de Caleb, Catherine prossegue com o divórcio, diz que não o ama mais e que não adianta seus esforços de tentar agradá-la. Em uma das visitas Caleb fala com seu pai tudo o que está acontecendo e ouve que ele precisa ter um pouco mais de paciência. Seu pai explica que para ele conhecer verdadeiramente o que é amar, ele precisa primeiramente amar a Deus. Caleb continua então a cumprir suas tarefas do diário e a orar para que Deus o ajude.

 

 

Passam-se os 40 dias do desafio e no 43° dia, Caleb ao ver Catherine doente decide cuidar dela e lhe conta sobre seu novo relacionamento com Deus. Ele se ajoelha e lhe pede perdão. O discernimento e humildade de Caleb desconsertam Catherine. O melhor é que após uns dias Catherine descobre que Caleb demonstrando sua capacidade de desprendimento e abnegação, abre mão de seu sonho – um barco, para comprar os equipamentos que a mãe doente de Catherine precisava, mantendo esse ato em segredo. Depois de tanto esforço e perseverança, enfim o amor fala mais alto e a reconciliação acontece com uma frase muito apropriada “Aprendi a não abandonar um parceiro, principalmente num incêndio”.

 

Nos momentos finais vem mais uma surpresa para o já transformado Caleb, que descobre ser sua mãe a autora do diário “O desafio do amor”, escrito para o seu pai, quando ele queria se separar dela. E então o pedido de perdão a ela, pois em todo o filme há uma tensão no relacionamento dos dois, como se Caleb a rejeitasse pelo seu excesso de cuidado.

A música do filme também é demais!!

Amor Não É Uma Luta

Amor não é um lugar
Para ir e vir quando quisermos
É uma casa que entramos
E nos comprometemos a nunca partir

Então feche a porta atrás de você
Jogue a chave fora
Trabalharemos nisto juntos
Deixe que nos leve a ajoelhar

O amor é um abrigo
Numa tempestade furiosa
O amor é paz
No meio de uma guerra
Se nós tentarmos partir
Que Deus envie anjos para guardar a porta
Não, o amor não é uma luta
Mas é algo que vale a pena lutar

Para alguns amor é uma palavra
Que eles podem descansar.
Mas quando dá tudo errado
É difícil manter a palavra.

O amor é um abrigo
Numa tempestade furiosa
O amor é paz
No meio de uma guerra
Se nós tentarmos partir
Que Deus envie anjos para guardar a porta
Não, o amor não é uma luta
Mas é algo que vale a pena lutar

O amor virá nos salvar
Se nós, simplesmente, o chamarmos
Ele não nos pedirá nada
Mas exige tudo de nós

O amor é um abrigo
Numa tempestade furiosa
O amor é paz
No meio de uma guerra
Se nós tentarmos partir
Que Deus envie anjos para guardar a porta
Não, o amor não é uma luta
Mas é algo que vale a pena lutar

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.