São José Moscati - 12 de Abril

Hoje celebramos a vida de São José Moscati, um homem que o Papa João Paulo II apresentou para nossa devoção.

Ele soube muito bem viver a fé, caridade e ciência.

Nasceu na Itália em 25 de julho 1880, na cidade de Benevento era de uma família ilustre e muito rica. Seu pai Francisco, era presidente do Tribunal de Justiça e sua mãe Rosa de Luca, pertencia a nobreza. Foi batizado em casa no dia da festa de Santo Inácio de Loyola. Com apenas 17 anos obrigou-se particularmente ao voto de castidade perpétua.

Tendido aos estudos cursou a faculdade de medicina na Universidade de Nápoles e chegou com 23 anos ao doutorado e nesta área pôde ocupar altos cargos, além de representar a Itália nos Congressos médicos Internacionais. Com competência profissional, Moscati curou com particular eficiência e caridade milhares e milhares de doentes.

Em Nápoles, embora procurado por toda classe de doentes, dava, contudo, preferência aos mais pobres e indigentes. Sem dúvida foi na prática da caridade para com os pobres que se manifestou toda sua grandeza, ao ponto de receber o título de médico e pai dos pobres, isto num tempo em que a cultura se afastava da fé. José Moscati corajosamente testemunhou a Verdade, tanto assim que encontramos em seus escritos: "Ama a verdade, mostra-te como és, sem fingimentos, sem receios, sem respeito humano. Se a verdade te custa a perseguição, aceita-a; se te custa o tormento, suporta-o. E se, pela verdade , tivesses que sacrificar-te a ti mesmo e a tua vida, sê forte no sacrifício"

No dia 12 de abril de 1927, como de hábito, depois de ter participado da missa e recebido Cristo eucarístico, foi para o hospital. Voltou para casa à tarde e, enquanto atendia os pacientes, sentiu-se mal e pouco depois morreu serenamente. A notícia de sua morte espalhou-se imediatamente e a dor se espalhou pela cidade.

No dia 16 de novembro de 1975, o papa Paulo VI proclama José Moscati bem-aventurado. A devoção a Moscati vai aumentando cada dia mais. As graças obtidas por sua intercessão são muitas.

De 1° a 30 de outubro de 1987, em Roma, houve a VII Assembléia do Sínodo dos Bispos, cujo tema era: "Vocação e missão dos leigos na Igreja e no mundo, vinte anos após o Concílio Vaticano II". José Moscati foi um leigo que cumpriu sua missão na Igreja e no mundo. No Sínodo, após longos exames, a Igreja comunicou que ele seria canonizado, como um homem de fé e caridade, que assistia e aliviava os sofrimentos dos incuráveis.

No dia 25 de outubro de 1987, na praça São Pedro, em Roma, o papa João Paulo II colocou, oficialmente, José Moscati entre os santos da Igreja.

Sua festa litúrgica foi indicada para o dia 12 de abril. Seu corpo repousa na igreja do Menino Jesus, em Nápoles, Itália.


 

São José Moscati... rogai por nós!

 





Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.