Santa Cristiana – 15 de Dezembro.

Hoje celebramos a vida de uma mulher que viveu nos tempos do imperador Constantino, foi feita escrava por ocasião da invasão dos povos bárbaros aos confins orientais do Império Romano. Seu nome original era Nuné, mas ao se tornar prisioneira entre pagãos mostrava tanta fé em Cristo, diante de todos os sofrimentos e agruras, que o fato chamou a atenção dos que conviviam com ela.

Assim, teve a oportunidade de se tornar catequista, explicando sua religião aos que a cercavam. Atraiu a todos com a forma doce, piedosa, conformada e até feliz com que enfrentava a situação de escrava, justificando tudo isso com a força que recebia do Criador, através das orações e da caridade. Tornou-se tão conhecida que passaram a chamá-la de Cristiana, pelo orgulho que tinha de ser cristã.

Conta-se que, certa vez, uma vizinha procurou-a, pedindo que solicitasse a intervenção de Deus para que seu filho, gravemente enfermo, não morresse. Cristiana se ajoelhou aos pés da cama onde estava a criança e rezou com tanto fervor que o menino abriu os olhos, sorriu e levantou-se da cama à frente de todos.

Bastou para que toda a região mostrasse curiosidade pela religião de Cristiana. Quanto mais milagres aconteciam, mais ela pregava e catequizava. Outros milagres aconteceram. A rainha daquele povo caiu doente e não havia forma de se recuperar. Nenhum conhecimento de medicina era capaz de fazê-la curar-se.

Falaram então dos poderes de Cristiana e a rainha mandou chamá-la. Embora recusasse de início, achando impróprio uma humilde escrava de fora do palácio servir à rainha, Cristiana acabou por atendê-la. Após suas orações, a regente recuperou totalmente a saúde.

Como se não bastasse, certo dia o rei saiu em comitiva para uma caçada. De repente, o grupo viu-se cercado por violentíssima tempestade, com trovões e raios incendiando árvores, pedras rolando ao vento e atingindo pessoas. O pavor tomou conta de todos.

Lembrando-se da escrava, o rei fez a promessa de converter-se se o Deus de Cristiana os ajudasse a escapar ilesos dali. Uma luz foi vista no céu, a tempestade cessou e todos puderam regressar sãos e salvos às suas casas.

O rei procurou Cristiana e pediu mais informações sobre sua religião. Desta forma, logo depois chegava à Geórgia um bispo chefiando um grupo de sacerdotes missionários, a pedido do próprio rei. Com o povo todo impressionado com os feitos e a bondade de Cristiana, iniciava-se facilmente a cristianização de uma nação inteira.

 


Santa Cristiana, rogai por nós

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.