São João da Cruz - Dia 14 de Dezembro.

Hoje dia 14 de dezembro a Igreja lembra a vida de um santo que é conhecido como Doutor Místico: São João da Cruz.

Nasceu na Espanha no ano 1542, além de perder o pai muito cedo, sofreu com a pobreza. Com 21 anos entrou na Ordem Carmelita e buscou o sacerdócio. Em seus tempos livres, gostava de visitar os doentes nos hospitais, servindo de enfermeiro.

Desejou uma disciplina mais rígida, por isso, São João da Cruz, quase saiu da Ordem, mas felizmente encontrou-se com a reformadora dos Camelos, Santa Teresa D'Ávila que tinha recebido autorização para a reforma dos conventos masculinos. Então João empenhado na reforma conheceu o sofrimento, perseguição e tantas outras resistências, que chegou a ficar nove meses preso num convento, até que conseguiu escapar.

São João da Cruz, transformou em Deus todos as cruzes em meio de santificação para si e para os irmãos. Três coisas pediu e acabou recebendo de Deus: primeiro, dar-lhe força para trabalhar e sofrer muito; segundo, não o fazer sair deste mundo como superior duma comunidade; e terceiro, deixá-lo morrer desprezado e escarnecido pelos homens.

Pregador, místico, escritor e poeta, João da Cruz morreu após uma dura enfermidade, no ano de 1591 com 49 anos de idade.

Ele foi declarado pelo Papa Pio XI Doutor da Igreja.

 

São João da Cruz... Rogai por nós!

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.