São Dâmaso - Dia 11 de Dezembro.

Hoje 11 de dezembro a Igreja lembra a vida de São Dâmaso Papa e Confessor.

Nasceu na cidade lusitana de Guimarães, era irmão de Santa Irene, homem de grande cultura, arquivista e poeta, gostava também de arqueologia.

Organização e ordenou os arquivos da Igreja, conservando versões fiéis e autênticas dos escritos dos primeiros Padres, mandou destruir versões apócrifas e deturpadas, para que no futuro não pudessem ser aproveitadas por hereges.

Sempre com intenção profética, quis que houvesse uma única versão oficial da Sagrada Escritura, incumbiu seu secretário, São Jerônimo, de fazer uma tradução latina das Escrituras, diretamente dos originais gregos ou hebraicos, daí nascendo a célebre Vulgata.

Ordenou escavações e obras de conservação nas catacumbas, abandonadas desde que Constantino dera liberdade à Igreja, em 312. Redigiu pessoalmente, em versos, as inscrições dos incontáveis mártires que iam sendo localizados nas galerias subterrâneas de Roma.

Por sua influência retiraram do Senado romano à estátua da deusa Vitória, sendo assim, eliminado mais esse vestígio do paganismo oficial.

Um dos primeiros Papas a definir explicitamente o primado do Papa sobre a Igreja Universal, com uma autoridade que lhe vem de Nosso Senhor Jesus Cristo, e não por delegação dos demais bispos ou de concílios. Apoiou Santo Atanásio em sua luta contra o arianismo e combateu tenazmente essa, como diversas outras heresias do tempo. Pode-se dizer que seu Pontificado, que durou 18 anos, foi dos mais fecundos dos primeiros séculos da História da Igreja.

Morreu em Roma no ano 384.

 

 

São Dâmaso... Rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.