10 dicas imperdíveis sobre evangelização ensinadas por irmã Cristina (do” The Voice” ).

Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

 

 

” Porque Deus não nos deu um  Espírito de temor, mas de fortaleza, amor e moderação”  ( II Tim 1,7 )

 

 

 A apresentação da Irmã Cristina Scuccia no “The Voice ” foi uma verdadeira ‘aula’ de evangelização.Veja porque.

A-  O senso de oportunidade e de coragem de sua comunidade que intuiu como vontade de Deus que irmã Cristina saísse de sua ‘zona de segurança’ e fosse participar de um evento que, em principio, seria um dos últimos lugares que uma freira deveria ir, ainda por cima para cantar para um público exigente e livre que se expressa de forma muito espontânea, podendo sair pela culatra a tentativa ou ser o que foi: Impactante e surpreendente!

B- A escolha de uma música não religiosa como ponto de encontro para o diálogo com uma audiência que não estaria preparada nem na expectativa para ouvir algum hino religioso.

Aprendemos que precisamos sempre pedir a Deus sabedoria para encontrar pontos em comum com as pessoas a serem evangelizadas (sempre é possível partir de algo que seja comum à nos como humanos, sem necessariamente, em principio, partir de algo religioso) Isso significa uma estratégia de aproximação para, pouco a pouco, conduzir a pessoa ao encontro com Cristo. Não valorizar os pontos que nos separam mas os pontos de convergência, os pontos que nos unem.Isso precisa ser aplicado para audiências mais hostis e resistentes, como parecia ser o caso ali; abrindo a porta de diálogo, posso ouvir e falar a mensagem com empatia e assim, atingir seus corações;

C- O conhecimento e o reconhecimento dos dons que cada pessoa tem para evangelizar. A confiança de enviar uma pessoa que a comunidade sabia que tinha como cumprir a missão porque tinha o dom certo para isso.

Devemos evangelizar a partir dos nossos dons, do canto à escrita, sem inveja dos dons dos irmãos, e sermos fieis a esse chamado, termos a confiança de que Deus vai conosco; TODO mundo pode evangelizar segundo o chamado especifico que o Senhor faz a cada um;

D- Ela se apresentou como freira, com roupa de freira, algo que poderia ser rejeitado pelo público mas que funcionou como catalisador para atrair o público, não devemos deixar de ser quem somos para evangelizar. Era uma freira ‘orgulhosa’ de ser freira e que compreendeu exatamente o que  São Paulo quis nos dizer quando falou de ” Ser fraco para ganhar os fracos” 

Ainda mais, partindo da sua apresentação:

1. Atreva-se a ir ao mundo sem perder de vista sua identidade e aquilo que expressa sua escolha de vida.O mundo não espera que sejamos aquilo que não somos, mas que sejamos capazes de falar a seus corações, sem condenação, mas com acolhida e simplicidade. Para o mundo o estranho seria uma freira não vestida como freira pois tiraria uma das formas que expressam sua pertença a Deus e a Igreja.

unnamed 1

2.  Não tenha medo de evangelizar e de falar em uma linguagem que o mundo entenda ao mesmo tempo que sua própria vida seja a mais forte mensagem.

Falar a linguagem que o mundo entende tem a ver com a forma e não com o conteúdo;  Dar o que ‘mundo’ precisa, não o que o ‘mundo ‘quer, mesmo que no inicio pareça que não haja diferença entre as duas necessidades;

unnamed 2

3 – Seu testemunho de ir ao encontro nas ‘periferias existenciais’ para falar do amor de Deus pegará as pessoas –  que nunca imaginaram que você fosse ao encontro delas! como uma absoluta  e agradável surpresa;

unnamed 333

4. No caminho você nunca deve ir só, mas ser enviado pela comunidade que estará a seu lado para apoiá-lo e animá-lo na missa evangelizadora, ao mesmo tempo que o sustenta pela oração e pela entrega de vida ao Senhor que o envia;

unnamed 444

5.Deixe-se usar como instrumento de Deus e surpreenda aqueles que vivem como se Deus não existisse! fale-lhes o quanto são amados, não se deixe impressionar pela sua  imagem e aparência por que Deus sonda os corações. Os que menos pedem são os que mais precisam! Ame a todos, olhe nos seus olhos ” Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação ( Mário Quintana) 

555555

6. Use os dons que Deus lhe deu para sua glória e entregue-se a missão com paixão e parresia: “Sim , sou real, sou uma freira de verdade. Eu tenho um dom e eu o partilho com os outros”, disse a freira quando perguntaram se ela era de fato o que aparentava ser. Ela não demonstrou nenhum desconforto com os avaliadores e escolheu, a meu ver, a pessoa certa, aquela que disse de si mesmo que era o “diabo” e que vai caminhar com ela durante todo o programa, talvez até ele não achasse ser o escolhido, mas Deus o quis!

unnamed  7

7. Responda ao envio da Igreja!  Ela disse, se referindo ao Papa Francisco : “Ele tem nos convidado a sair para evangelizar e é isto que eu estou fazendo!Deus não tira nada e nos dá tudo”, ela não teve medo de dizer que sua missão era essa” Ela estava em sintonia com o que Deus pede hoje a Igreja através do Papa Francisco;

unnamed  8

8- Seu semblante deve sempre irradiar a alegria e a humildade de quem tem algo a dar sem passar a imagem de “dono da verdade” ou da a”arrogância da salvação ‘que  afasta as pessoas que se sentem assim prejulgadas.

 O mundo fica sempre surpreendido quando nosso primeiro discurso é permeado de misericórdia e amor. No fundo, ele sabe onde está a verdade e a quer, mesmo que não saiba disso, ainda!

unnamed (3)

9- Não tenha  medo de ir ao encontro das pessoas e parta da realidade delas para conduzi-las a Verdade de Cristo, faça-as a perceber que o que elas procuram se encontra em Jesus Cristo, que sua capacidade de ultrapassar seus próprios preconceitos sinaliza para elas também saiam de suas zonas  de conforto onde nada de novo acontece e a vida se esvai na mediocridade da falta do sentido..

unnamed (2) 

10. Vá com a confiança de quem acredita de que Deus sempre chega na frente e que ele tem poder para preparar os corações das pessoas a serem atingidas por sua mensagem, evangelizar não se faz contando apenas com a força da persuasão humana mas principalmente com a  força e com o poder de Deus.. Deus tem como visitar o coração das pessoas de forma surpreendente especialmente quando elas nem imaginam que sua ação está a acontecer, como ficou evidente nessa surpreendente e inesquecível apresentação.

Fonte: Blog Carmadélio

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.