São Pedro Claver - 9 de setembro.

Hoje celebramos a vida e santidade do papa Leão XIII, ao canonizar São Pedro Claver, declarou: "Pedro Claver é o santo que mais me impressionou depois da vida de Cristo".

Nasceu na Espanha em 1581, entrou na companhia de Jesus com 21 anos e depois dos estudos foi enviado como missionário a Cartagena, porto da Colômbia. Em Cartagena, Pedro Claver, estava diante de um dos três portos negreiros da América Espanhola, onde a cada ano chegavam de 12 a 14 navios carregados de escravos.

Os escravos trazidos, ou "roubados" da África ficavam durante a viagem nos porões escuros do navio, que não tinham condições de abrigar seres humanos.

 Eram tratados com menos cuidado do que à animais selvagens, e por fim os que não morriam, eram vendidos.

Sem dúvida, o mercado dos escravos foi a página mais vergonhosa da colonização das Américas. Muitos missionários levantaram a voz contra esta desumanidade, mas sofriam perseguições e eram expulsos. O papa proibiu repetidas vezes o comércio de escravos, mas a voz da Igreja não comovia a dureza dos comerciantes e das autoridades.

Durante quarenta anos, a vida de Pedro Claver foi servir àqueles escravos, cuidando deles do físico ao espiritual. Claver fazia de tudo para evangelizar um por um. Por suas mãos passaram mais de trezentos mil escravos. Vítima da caridade, acabou morrendo em 1654, com 73 anos, quando ao socorrer o Cristo excluído e chagado, pegou uma terrível peste.

 

São Pedro Claver...rogai por nós!

 

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.