São Zacarias - 6 de Setembro

Hoje celebramos a vida e santidade de Zacarias, depois de Isaías, foi o profeta mais citado no novo testamento. Foi chamado ao ministério profético no mesmo ano de Ageu, 520. Ele anuncia o convite de Deus à penitência, condição para que se realizem as promessas: "Assim fala o Senhor dos exércitos: Convertei-vos a mim, e eu me voltarei a vós".

As suas profecias referem-se ao futuro do novo Israel, futuro próximo e futuro messiânico. Zacarias põe em evidência o caráter espiritual do novo Israel, a sua santidade, realizada pouco a pouco, ao lado da reconstrução material. Deus vai agindo na santificação do seu povo, até chegar à plenitude com o reino do Messias, fruto do amor de Deus e da sua onipotência: "Eis que eu libertarei o me povo. Reconduzi-lo-ei para habitar em Jerusalém: será o meu povo e eu serei o seu Deus, na fidelidade e na justiça".

A promessa: "Eis que teu rei vem a ti, ele é justo e vitorioso, é humilde e cavalga um burrinho "profecia esta que realizou-se ao pé da letra, com a entrada solene de Jesus em Jerusalém. O burrinho, em o posição ao cavalo de guerra e a discriminação, simboliza a paz e o amor de Jesus por nós. "Ele anunciará a paz aos povos".

São Zacarias, teria feito muitos prodígios, acompanhando-os com profecias de conteúdo sobre o fim dos tempos e o duplo juízo divino. Morreu muito velho e, provavelmente, foi sepultado ao lado do túmulo de Ageu.

 

São Zacarias...rogai por nós!

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.