São Cesário de Arles - 30 de Agosto

Hoje celebramos a memória de São Cesário de Arles. Os santos como ninguém entenderam que a graça do Cristo que quer santificar a todos, é sempre a mesma na eficiência, abundância e liberalidade. Cesário de Arles foi um destes homens que se abriram ao querer de Deus, e por isso como Bispo tornou-se uma personalidade marcante do seu tempo.

Cesário nasceu na França em 470 e ao deixar sua casa entrou para o mosteiro de Lérins, onde se destacou pela inteligência, bom humor, docilidade e rígida penitência que mais tarde acabou exigindo imperfeitamente dos monges sob sua administração. Diante dos excessos de penitências precisou Cesário de ir se tratar na cidade de Arles - Sul da França- local do aprofundamento dos estudos e mais tarde da eleição episcopal.

São Cesário de Arles até entrar no Céu com 73 anos ocupou-se até o fim com a salvação das almas e isto fazia concretamente pela força da Palavra anunciada e escrita, tornando-se assim o grande orador popular do Ocidente Latino e glória para o monaquismo, já que escreveu duas Regras monásticas. Em tudo buscava comunicar a ortodoxia da fé e aquilo que lutava para viver com o Espírito Santo e irmãos, por isto no campo da moral cristã Cesário de Arles salientava o cultivo da justiça, prática da misericórdia e o cuidado da castidade.

 

 

São Cesário de Arles...rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.