São João Maria Vianney - 4 de Agosto

Hoje celebramos a memória de um santo homem, PATRONO DOS PÁROCOS. Com admiração nos alegramos com a santidade de vida do patrono de todos os vigários, mais conhecido por Cura D'Ars. João Maria Vianney nasceu em Dardilly no ano de 1786 e enfrentou o difícil período em que a França foi abalada pela Revolução Napoliônica.

Camponês de mente rude percebia desde de cedo sua vocação ao sacerdócio, mas antes de sua Consagração, chegou a ser um desertor do exército, pois não conseguia acertar o passo com o seu batalhão. João Maria Vianney era um cristão íntimo de Jesus Cristo, servo de Maria e de grande vida penitencial, tanto assim que, graças a esta vida de piedade, conseguiu chegar ao sacerdócio, porque não acompanhava intelectualmente as exigências do estudo do latim, filosofia e teologia da época.

São João Maria Vianney ajudado por um antigo e amigo vigário atingiu o sacerdócio e aceitou ser pároco na pequena aldeia "pagã", chamada Ars, onde o povo era dado aos cabarés, vícios, bebedeiras, bailes, trabalhos aos domingos e blasfêmias; tanto assim que suspirou o Santo: "Neste meio, tenho medo até de me perder". Dentro da lógica que da natureza vem o medo, mas da Graça a coragem, São João com o Rosário na mão, joelhos dobrados diante do Santíssimo, testemunho de vida, sede pela salvação de todos, e enorme disponibilidade para catequizar, atender o povo local e de fora no sacramento da Reconciliação, desta maneira consumiu-se durante 40 anos por causa dos outros. Portanto Cura D'Ars que viveu até os 73 anos, tornou-se para o povo não somente causa de progresso e construção de uma ferrovia - que servia para a visita dos peregrinos - mas principalmente, e antes de tudo, causa da construção do caminho da Salvação e progresso do Reino de Deus para uma multidão, pois como padre teve tudo de homem, mas tudo de Deus. 

 

João Maria Vianney... Rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.