Santo Afonso Maria de Ligório - 01 de agosto

Hoje celebramos a memória de um Santo Bispo e Doutor da Igreja que tornou-se pelo seu testemunho patrono dos confessores e teólogos de teologia moral. Afonso Maria de Ligório nasceu em Nápoles, na Itália, em 1696, numa nobre família que ao saber das qualidades do menino prodígio proporcionaram-lhe o caminho dos estudos a fim de levá-lo a fama. 

Com dezesseis anos doutorou-se em direito civil e eclesiástico e já se destacava na sua posição social, quando deparou-se, involuntariamente, sustentando uma falsidade, isto levou Afonso à profundas reflexões, a ponto de passar três dias seguidos frente o crucifixo. Escolhendo a renuncia profissional, herança e títulos de nobreza, Santo Afonso acolheu sua via vocacional, já que o Senhor o queria advogando as causas do Cristo.

Santo Afonso Maria de Ligório colocou todos os seus dons a serviço do Reino dos Céus, por isto como sacerdote desenvolveu várias missões entre os mendigos da periferia de Nápoles e camponeses, isto até contagiar vários e fundar a congregação do SS. Redentor, ou redentoristas. Depois de percorrer várias cidades e vilas do sul da Itália, convertendo pecadores, reformando costumes e santificando famílias, Santo Afonso Maria de Ligório com 60 foi eleito bispo e assim pastoreou com prudência e santidade o povo de Deus , mesmo com a realidade de ter perdido a amizade do Papa e sido expulso de sua fundação. 

Entrou no Céu com 91 anos, depois de deixar vários escritos sobre Doutrina Moral, sobre a devoção ao Santíssimo Sacramento e a respeito da Mãe de Deus, sendo o mais conhecido: As Glórias de Maria.

 

Santo Afonso Maria de Ligório...rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.