Protomártires da Igreja de Roma - 30 de Junho

Hoje dia 30 de junho a liturgia nos apresenta a memória de um grupo de cristãos que tornaram-se os primeiros mártires da Igreja de Roma, por isto protomártires. Foram vítimas das perseguições do terrível e doente Nero, que fugindo da responsabilidade escolheu acusar e condenar como culpados do incêndio que destruiu Roma, a pacífica Comunidade Cristã.

A dura perseguição que perdurou de 65 até 67 tinha como principal e ilógico sustentáculo, o fato dos cristão não adorarem aos deuses, e sobre este absurdo comentou Tertuliano: " Os pagãos atribuem aos cristãos toda sorte de calamidade pública, todo flagelo. Se as águas do Nilo não crescem para inundar os campos, se houver seca, carestia, peste, terremoto, é tudo culpa dos cristãos, que desprezam os deuses, e de todos os lados se grita: os cristãos aos leões!"

Em nome da loucura e ignorância crianças e mulheres cristãs, eram vestidas com peles e entregues aos dentes das feras num circo assistido pelos pagãos; jovens e adultos cobertos de piches eram feitas tochas humanas e daí por diante, pois o mal é genioso. Desta forma com "orgulho" santo lembramos destes Santos que são nossos primeiros irmãos, mártires da Igreja de Roma.

 

Protomártires da Igreja de Roma... Roguem por nós!

 

 

 

 

 

 

  

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.