Santo Antonio - 13 de junho

Hoje celebramos a Memória do popular Santo - Doutor da Igreja - que nasceu em Lisboa em 1195 e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, Itália em 1231, por isso Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de Batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Ainda jovem pertenceu a Ordem dos Cônegos Regulares, tanto que pôde estudar Filosofia e Teologia em Coimbra, até ser ordenado sacerdote, ele que não encontrou para isto tantas dificuldade, já que era de inteligência e memória formidáveis que vinham acompanhadas pelo zelo apostólico e santidade. Aconteceu que em Portugal, onde estava, Antônio conheceu a família Franciscana que não só encantou pelo testemunho de Mártires em Marrocos, mas o arrastou para a vida etinerante na Santa Pobreza, uma vez que também queria testemunhar Jesus até o sangue.

Ao ir para Marrocos Antônio ficou tão doente que teve de voltar, mas providencialmente foi assim ao encontro do Pobre de Assis, o qual autorizou-o ensinar aos frades as Ciência que não atrapalhassem os irmão de viverem o Santo Evangelho. Neste sentido Santo Antônio não fez muito, pois seu maior destaque foi na vivência e pregação do Evangelho, que era confirmada por muitos milagres e combatia a Seita dos Cátaros e Albigenses, os quais isoladamente viviam uma falsa doutrina e pobreza. Santo Antônio serviu sua família Francisca através da ocupação de altos cargos de governo, isto até morrer com 36 anos para esta vida e entrar para a Vida Eterna.

 

Santo Antônio...rogai por nós!

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.