São João Gabriel Perboyre - 11 de Setembro

Hoje a Igreja, relembra a via e o testemunho de São João Gabriel Perboyre. Nasceu em 5 de janeiro de 1802, em Mongesty (França). De família de camponeses, numerosa e profundamente cristã. O primeiro dos oito filhos do casal, sendo educado para seguir a profissão do pai.

Menino muito piedoso, demonstrando desde a infância sua vocação religiosa. Aos quatorze anos, junto com dois de seus irmãos, Luís e Tiago, decidiu seguir o exemplo do seu tio Jacques Perboyre, que era sacerdote. Ingressou na Congregação da missão fundada por São Vicente de Paulo para tornar-se um padre vicentino ou lazarista, como também são chamados os sacerdotes desta Ordem. 

Foi ordenado sacerdote em 1826. Como professor e diretor nos seminários vicentinos. permaneceu alguns anos em Paris. Mas seu desejo era ser missionário na China, pais onde os vicentinos atuavam e onde.

Padre Luís, seu irmão, em 1832, foi designado para a China. Morrendo em pleno mar, antes de chegar nas Missões na China. Então João Gabriel pediu para substituí-lo. Aceito o seu pedido, três anos depois, chegou em Macau, deixando assim registrado: "Eis-me aqui. Bendito o Senhor que me guiou e trouxe". 

Na Missão, aprendeu a disfarçar-se de chinês, porque a presença de estrangeiros era proibida por lei. Estudou o idioma e os costumes e seguiu para ser missionário nas dioceses Ho-Nan e Hou-Pé.

Porém foi denunciado e preso na perseguição de 1839. Permaneceu um ano no cativeiro, sofrendo torturas cruéis, até ser amarrado a uma cruz e estrangulado, no dia 11 de setembro de 1840.

Foi beatificado em 1889, João Gabriel Perboyre e proclamado santo pelo Papa João Paulo II em 1996.

Festejado no dia de sua morte, tornou-se o primeiro missionário da China a ser declarado santo pela Igreja.

 

São João Gabriel Perboyre.. Rogai por nós!

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.