Quem Somos

Somos uma nova expressão de vida consagrada, uma nova forma de vida evangélica

No dia 29 de abril de 1992, após um aprofundamento de oração para músicos, a partir de uma experiência com o poder do Espírito Santo, conforme aconteceu em Pentecostes (cf. Atos 2, 1-4), iniciou-se o ministério de música na Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim, em Petrópolis (RJ). Na época, a diocese vivia um momento forte da evangelização, pois aconteciam diversos cursos do Projeto “Evangelização 2000” e da Renovação Carismática Católica (RCC). Nos cursos, ouvia-se o apelo de João Paulo II a uma Nova Evangelização. Assim, Sérgio Luiz de Freitas Rodrigues, fundador da Comunidade Sião e sua esposa e co-fundadora, Norma Sueli Diniz Rodrigues, começavam a dar forma ao que o Senhor já havia iniciado desde que se conheceram e se uniram em matrimônio.

Através do ministério instituído por Deus, começamos um apostolado que teve como meta inicial as Santas Missas da paróquia e os grupos de oração. O sentimento era o de que devíamos transmitir a outros músicos a formação que havíamos recebido. E, assim, começamos. Muitas pessoas foram se envolvendo, a maioria, jovens, de modo que foram sendo gerados momentos de forte convivência fraterna, o que era percebido por muitas pessoas, especialmente pelos sacerdotes da paróquia.
 
Após dois anos de experiência e convivência fraterna, Sérgio, sua esposa Norma e outras quatro pessoas, começaram a se reunir em oração para discernir qual era a vontade de Deus. Fato este que teve início a partir do dia 12 de agosto de 1994, sob a direção espiritual do padre Gilson, e foi concluído aos 18 de agosto de 1995. E de 22 a 24 de setembro de 1995, aconteceu o retiro de apresentação da comunidade para aqueles que estavam mais próximos (membros do ministério e outros). Durante o ano em que estivemos orando, ouvindo e discernindo a vontade de Deus, tivemos a confirmação da vontade d'Ele, pois, nos revelou o nome que é a nossa vocação (Serviço aos Irmãos com Amor e Oração), o carisma (O Amor do Pai), a missão (Viver o Amor onde se fizer necessário) e o sinal que identificaria a obra.

 A Comunidade Católica Sião se constituiu como Associação Privada de Fiéis Leigos, nos termos dos cânones 298 e 299. Somos uma nova expressão de vida consagrada e também uma nova forma de vida evangélica, conforme n° 12 e 62 da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Vita Consecrata. Deus utilizou-se da música para dar início à obra, em seguida serviu-se das formações que proporcionaram a vivência fraterna, da adoração ao Santíssimo Sacramento e do compromisso com a oração. “E que responderá (meu povo) aos mensageiros desta nação? Que o Senhor fundou Sião, e que os humildes de seu povo aí encontrarão refúgio” (Isaías 14,32).

Sião é o nosso nome. Desde o início, nós fomos chamados de Sião pelo Senhor (cf. Is 14,32). Por meio dos versículos 12-15 do Salmo 9 “Tocai para o Senhor, que habita em Sião; narrai entre os povos as suas façanhas: Ele busca os assassinos, lembra deles, não se esquece jamais do clamor dos pobres. Piedade, Senhor! Vê minha aflição! Levanta-me das portas da morte, para que eu proclame os teus louvores, e com tua salvação eu exulte às portas da filha de Sião eu publique seus louvores, e me regozije de vosso auxilio”.

Deus nos chamou de Sião e nos constituiu, apresentando-nos o que Ele próprio já havia feito em nós e por meio de nós e o que Ele quer que sejamos. Somos chamados ao serviço aos irmãos com amor e oração. Neste chamado do Senhor a nós Ele nos dá uma filiação, quando nos chama a exultar às portas da filha de Sião: “Maria”.

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.