Santo Antonino - 10 de Maio

Hoje lembramos a vida de um grande santo que nasceu em Florença na Itália em 1389, e foi batizado com o nome de Antônio Pierozzi, seu pai era tabelião e sua mãe dona de casa, ambos muito religiosos. Devido a sua baixa estatura ficou conhecido Antonino.

Sendo filho único e obedecendo ao desejo dos pais, fez o curso de direito e se tornou um perito na matéria. Mas, sentia-se chamado à vida religiosa e, para tanto, Antonino procurou ingressar na Ordem Dominicana. Foi recusado, pois o superior não confiou em seu corpo pequeno e magro, aparentemente fraco. Disse à Antonino que só seria aceito se decorasse completamente todo o código de direito canônico, coisa julgada impossível e que ninguém fizera até então. Mas Antonino não se deu por vencido e, poucos meses depois, procurou novamente o superior e provou que cumprira a tarefa.

Foi admitido de imediato e se fez um modelo de religioso, apesar de poucos acreditarem que ele pudesse resistir à disciplina e aos rígidos deveres físicos que a Ordem exigia. Ordenado sacerdote ocupou cargos muito importantes. Foi superior em várias casas, provincial e vigário-geral da Ordem. Deixou escritos teológicos de grande valor. Entretanto, mais que seus discursos, seu exemplo diário é que angariava o respeito de todos, que acabavam por naturalmente imitá-lo numa dedicada obediência às regras da Ordem.

 

Convocado pelo Papa, Antonino, o pequeno gigante, foi chamado para ser bispo e logo Arcebispo de Florença. Cheio do Espírito Santo Antonino trabalhou com prudência e energia contra tudo o que atrapalhava as famílias e desta forma sofreu, mas levou muitos para Deus.

Entrou no Céu com 70 anos, no dia 02 de maio de 1459. Foi canonizado pelo Papa Adriano VI em 1523. Seu corpo incorrupto é venerado na Basílica Dominicana de São Marcos em Florença.


Santo Antonino...rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.