São Jorge, Mártir - 23 de Abril

Hoje com alegria lembramos de modo especial de Jorge, um grande Santo que desde o século IV é venerado e invocado como o Grande Mártir. Sobre este popular Santo contou-se muitas estórias e lendas, mas temos a certeza que foi militar.

No ano 300 Jorge era um soldado do Império de Diocleciano, mas diante do seu encontrou pessoal com Cristo passou a se colocar apenas sob os comandos de Jesus. Verdadeiro guerreiro da fé não só empunhou armas, agora espirituais, mas venceu contra Satanás terríveis batalhas, por isso sua imagem difundida na Idade Média, mais conhecida é dele montado num cavalo branco, vencendo um grande dragão.

Diz também uma lenda que um horrível dragão saía de vez em quando das profundezas de um lago e se atirava contra os muros da cidade trazendo-lhe a morte com  seu mortífero hálito. Para ter afastado tamanho flagelo as populações do lugar lhe ofereciam jovens vítimas, pegas por sorteio. Um dia coube-lhe a filha do rei ser oferecida em comida ao monstro. O monarca, que nada pôde fazer para evitar esse horrível destino para sua filha, acompanhou-a com lágrimas até as margens do lago. A princesa parecia destinada a um fim trágico, quando de repente apareceu Jorge um corajoso cavaleiro vindo da Capadócia.

Teve uma forte conversão, frutos do seu Batismo. A devoção a São Jorge tem origens remotas uma vez que seu sepulcro estás em Lida, na Palestina, onde o mártir foi acusado como cristão, que na época era motivo de escórias, e depois de muito sofrer teve seu pescoço cortado. Cultuado no Egito São Jorge com seu testemunho nos convida a seguirmos a Jesus sem renunciar o bom combate. 

Assim como toda a vida do grande mártir nos é descrito como lenda, também o seu fim nos é apresentado com o mesmo sabor. Foi condenado à morte por ter negado os deuses do império. Os algozes infligiram-lhe no corpo os mais duros tormentos. Ele parecia de ferro. Diante de sua invicta coragem e de sua fé, a própria mulher do imperador se converteu. Muitos cristãos, amedrontados diante do carrasco, encontraram força de dar o testemunho a Cristo com o extremo holocausto de suas vidas. Por fim, são Jorge inclinou a cabeça sobre uma coluna e uma espada superafiada pôs fim a sua jovem vida.   

 

 

São Jorge... Rogai por nós!

 

 

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.