Santo Anselmo - Bispo e Doutor da Igreja 21 de Abril

Hoje celebramos a vida de Santo Anselmo, é chamado de teólogo-filósofo,  Doutor da Igreja, pois penetrou nos mistério da nossa fé com a vida, coração e razão.
Nasceu em Aosta, no ano de 1033. Seu pai era conde. Na sua infância sofreu muito com a morte de sua mãe e pelos desentendimentos com o pai. Aos 20 anos abandonou sua casa levando consigo um burrinho e um criado que o acompanhou aventurando-se pela Borgonha, França e Normandia.
Foi em busca da ciência, mas também se entregou-se aos prazeres. Era cristão, mas não de vivência
Sempre sedento de conhecimentos, aos 27 anos ingressou no mosteiro de Bec, chamado por Deus entrou na vida religiosa, como monge, estudou e foi ordenado sacerdote.
Tornou-se grande santo dentro do mosteiro e chegou a ser prior e mais tarde arcebispo de Cantuária Anselmo destacou também como grande pastor, enérgico e prudente. Santo Anselmo foi iniciador do sistema chamado escolástico onde com a inteligência penetrava nas belezas da fé e com sabedoria soube lidar com as diversidades da época; enfrentar os reis que abusavam da autoridade, isto tudo viveu com muito amor até entrar no céu no dia 21 de abril em 1109.
Deixou para nós essa frase: “Não quero compreender para crer, mas crer para compreender, pois bem sei que sem a fé eu não compreenderia nada de nada.”

 

 

.

Santo Anselmo...rogai por nós!
Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.