Santo Isidoro, bispo - 4 de abril

Hoje celebramos a vida um bispo zeloso, um santo espanhol que nasceu em Sevilha em 560 e morreu em 636. Foi escritor enciclopédico, muito lido na Idade Média, sobretudo por suas Etimologias, uma síntese das ciências antigas. Foi divulgador da ciência antiga que exerceu grande influência na cultura medieval. O seu zelo pastoral, o fez preocupar-se com a maturidade cultural e moral do clero espanhol.
Por esse motivo fundou um colégio eclesiástico, protótipo dos futuros seminários, dedicando muito tempo de sua laboriosa jornada à instrução dos candidatos ao sacerdócio. Nessa família nobre de Cartagena a santidade era de casa: três irmãos foram bispos e santos (Leandro, Fulgêncio e Isidoro) e uma irmã, Florentina, também religiosa e santa. Leandro, o irmão mais velho, foi tutor e mestre de Isidoro que ficou órfão menino.
O futuro doutor da Igreja, autor de numerosos livros que tratam de todo o saber humano, da agronomia à medicina, da teologia à economia doméstica, no começo era um estudante abúlico, pouco propenso a inclinar-se sobre os livros de escola. Como tantos jovens colegas seus preferia cabular as aulas e passear pelos campos. Certa vez, observando num poço como as frágeis cordas fizeram sulcos profundos na dura rocha tirou valiosas conclusões.
Voltou aos estudos com renovado amor aos livros e progrediu tanto que mereceu a reputação de homem mais sábio de sua época. Sucedeu ao irmão Leandro no governo da diocese de Sevilha. Foi ao mesmo tempo o bispo de maior autoridade e de mais popularidade do seu tempo. Presidiu o importante concílio de Toledo (633). Formado na leitura de santo Agostinho e de são Gregório Magno foi o mestre da Europa e o organizador da cultura cristã. Sua profunda sabedoria estava aliada a uma grande humildade e caridade. Foi chamado de eminente doutor.

 

Santo Isidoro... Rogai por nós!

Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.