24 de março - Santa Catarina da Suécia

Hoje lembramos com alegria a vida de total dedicação a Deus por parte Santa Catarina. Nasceu em uma conhecida família na Suécia, em 1331 e teve um pai que logo faleceu e uma mãe santa.
Educado por irmãs religiosas tinha o coração inclinado a vida religiosa, porém chegou a casar com o jovem Edgar von Kyren muito de Deus, que não demorou em antecede-la no céu. Depois da morte do esposo Santa Catarina, segunda filha Santa Brígida. Era muito companheira de sua mãe. Com apenas vinte anos decidiu consagrar-se totalmente e de modo indiviso ao Senhor, por isso não se casou novamente.
Na intensa busca de santidade, Santa Catarina fazia com a mãe peregrinações para Roma, meditava quatro horas por dia a paixão, morte de Jesus, além de rezar o Ofício de Maria e visitar doentes e pobres. Mesmo perseguida de diversos modos Catarina não abandonou o exigente caminho da santidade, mesmo com a morte da mãe não deixou de viver abandonada nos braços do Pai, que a levou para Sua Casa, quando Santa Catarina da Suécia tinha 50 anos em 24 de março de 1381.
 As imagens de Santa Catarina vêm sempre representada junta com um cervo que segundo a lenda, muitas vezes apareceu para salvá-la. Depois que trouxeram o corpo de sua mãe, que morreu em 1373, para a pátria, Catarina entrou no mosteiro de Wadstena, do qual foi eleita abadessa em 1380. Havia chegado de Roma, após uma estadia de cinco anos. Em Roma, conta-se que Catarina salvou a cidade de uma cheia do rio Tibre. O episódio é representado numa pintura da igreja a ela consagrada na praça Farnese. O papa Inocêncio VIII permitiu a trasladação das relíquias. Uma multidão imensa a proclamou santa antes mesmo das autoridades eclesiásticas,  fixando sua festa no dia de sua morte       
Santa Catarina da Suécia... Rogai por nós!
Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.