3 de Março - Santos Marino e Astério

Hoje celebramos o testemunho dos mártires São Marino e Astério do terceiro século.
São Marino era oficial romano, mas sobretudo, cristão. Já tinha feito seu caminhar com Cristo, estando em constante aprofundamento. No Império, não era reconhecido como cristão, e nem era possível uma evangelização aberta. Mas com sua vida, seu jeito profissional de ser, comunicava a verdade e o amor.
Era cogitado para ocupar uma posição chave: a de centurião romano na Cesareia. Outros queriam esse cargo, e sabiam que ele era cristão. Por isso, um deles levantou uma lei antiga,onde para assumir o cargo era preciso antes sacrificar aos deuses. Imendiatamente Marino revelou-se publicamente que não poderia fazer isso e professou sua fé.
Pela admiração que muitos tinham por ele, não o mataram na hora. Deram a ele 3 horas para escolher pelo apostatar da fé ou a morte.
Ao sair do pretório, encontrou com o bispo Teotecno que o levou à igreja e, apontando-lhe para uma espada e para o evangelho, o motivou a fazer uma escolha digna de cristão. O oficial livremente abraçou o evangelho.
Passado o tempo, as autoridades o quiseram ouvir. Marino permaneceu fiel por amor a Cristo e à Igreja e acabou sendo degolado. Isto no ano de 260.

De repente, Astério se aproximou do corpo, o cobriu e enterrou o oficial. Ele sabia que isso poderia levá-lo ao martírio também. E foi o que aconteceu.

O testemunho deles nos convida a evangelizarmos a partir da nossa vida, e em todos os lugares da sociedade, e a nunca renunciarmos a nossa fé, mesmo que o martírio nos espere.

Santos Marino e Astério, rogai por nós!
Compartilhar

| Imprimir | PDF 

Back to top

Copyright © Comunidade Sião 2024

Template by Joomla Templates & Szablony Joomla.